Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em julgamento, advogado de MS cita inconstitucionalidade e ‘marco temporal’ deve ser votado nesta quinta

Cerca de 21 amigos da corte discursaram a favor dos direitos indígenas
Arquivo -
Indígenas acompanharam a sessão direto do acampamento.
Foto: Reprodução | Yá Gavião.

Nesta quarta-feira (1º), o STF (Supremo Tribunal Federal) retomou as discussões do ‘marco temporal’. Entre as sustentações orais, o advogado Luiz Eloy apontou inconstitucionalidade no RE (Recurso Extraordinário) nº 1.017.365. O julgamento foi novamente adiado para esta quinta-feira (2), quando os ministros devem votar.

Em sessão virtual, 21 amicus curiae — amigos da Corte — discursaram favoráveis aos direitos indígenas. Conforme o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), foram 34 pessoas cadastradas para sustentar manifestações que podem auxiliar os ministros na elaboração do voto.

Um deles foi o indígena de MS e coordenador jurídico da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Luiz Eloy. O advogado afirmou que o processo é pragmático para todos os povos originários do Brasil e que a questão territorial é fundamental para os povos indígenas, pois esses espaços são imprescindíveis para a reprodução física e cultural.

Durante a fala, de cinco minutos, Eloy lembrou que as terras indígenas são caracterizadas pelo primeiro parágrafo do art. 231, como áreas tradicionalmente ocupadas. Assim, destacou que não há nenhum requisito temporal no conceito de tradicionalidade.

“Pelo contrário, a Constituição trabalhou com conceito de tradicionalidade, que é a forma como cada povo se relaciona com seu território”, afirmou. O ‘marco temporal’ é uma tese, considerada inconstitucional por frentes indígenas, que garante a demarcação de terras em que indígenas estivessem em 5 de outubro de 1988 – data em que foi promulgada a Constituição.

Então, o advogado de MS questionou o local em que os indígenas estavam durante a data citada, considerando que muitos foram expulsos das terras tradicionais durante o período. “Basta lembrar que estávamos saindo do período de ditadura, muitas comunidades foram despejadas de suas terras, ora com apoio, ora com aval do próprio estado e seus agentes”, lembrou.

Portanto, Eloy pontuou que “adotar o marco temporal é ignorar todas as violações que os povos indígenas foram e são submetidos”. O representante indígena disse que este é o momento do STF reafirmar os direitos dos povos originários.

“É preciso reafirmar, que a proteção constitucional dispensada às terras indígenas é um compromisso de Estado e não pode estar submetido à discricionariedade política”, destacou.

A sessão foi encerrada sem que todos os amigos da Corte discursassem. Então a continuação das sustentações ficou para esta quinta-feira (2). Além disso, o dia deve ser marcado pela fala do procurador-geral da república, Antônio Augusto Brandão de Aras. A expectativa é que os outros ministros votem nesta quinta-feira e o relator dê seu parecer.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Estrada de acesso ao assentamento Bebedouro, em Nova Alvorada do Sul (PMNAS, Divulgação)

Incra cede área em assentamento de Nova Alvorada do Sul para prefeitura

Precisa de atendimento? Confira a escala médica nas Upas e nos CRSs de Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Após um ano, Justiça marca audiência de acusado por homicídio em quitinete

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Está sem ideia do que fazer neste domingo? Confira a programação

Cotidiano

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

Contaminações pelas unhas podem resultar até mesmo em amputações

Cotidiano

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Os próximos voos que partem de Campo Grande operam das 8h às 20h55. Já os voos de chegada operam das 08h15 às 23h

Cotidiano

‘Um dia no Parque’ acontece neste domingo e evento é oportunidade para contato com a natureza

As atividades se concentram em quatro parques estaduais: Matas do Segredo e Prosa, em Campo Grande; Nascentes do Rio Taquari, em Costa Rica; e Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí