Iunes entregou o novo DIF (Documento de Identidade Funcional) a 37 agentes da GCM, com direito ao porte de arma de fogo. O documento segue o acordo de cooperação técnica firmado com a Superintendência da Polícia Federal do Estado, sendo os contemplados habilitados a portarem arma de fogo de propriedade da Guarda ou particular, devidamente acompanhado do certificado de registro nos limites do Estado, mesmo fora de serviço.

 

O prefeito destacou que o porte de armas pela integra um amplo projeto de Segurança Pública. “Acredito que o armamento da Guarda Municipal é uma segurança para os guardas municipais e para nossa população. Vamos continuar investindo”, afirmou.

 

Entre suas atribuições, a GCM realiza o patrulhamento nas escolas e praças e executa a Romu (Ronda Ostensiva Municipal, que dá suporte à Polícia Militar). Iunes revelou a intenção de criar a Guarda Ambiental e mobilizar a corporação para patrulhar a Orla Portuária, mediante estruturação. A prefeitura ainda negocia com o Exército convênio que visa a ampliar o videomonitoramento em Corumbá.