A Defesa Civil de , a 147 quilômetros de Campo Grande, está monitorando o rio que subiu para 693 cm em apenas 48 horas de , nesta quarta-feira (17). O nível se aproxima da cota de emergência e corre risco de inundações e enchentes na cidade.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Mário Ravaglia, a situação está sob controle até o momento. “Temos notícias que está descendo muita agua de Corguinho e Rochedo, mas está sob controle, o rio está com 694 cm e subindo lento. Hoje ainda não choveu e no momento temos sol, mas está nublando. Seguimos monitorando”, afirma.

O meteorologista Nathalio Abraão, explica que os locais onde mais choveu foram Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Rio Verde, Santa Rita do Pardo, Campo Grande e Corguinho. Apenas a região sul do Estado segue com estiagem. “Faltando chuva em toda a região sul. Somente 20% do esperado. Isso acaba contribuindo para a colheita da ”, disse.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que o volume de chuvas pode atingir níveis acima da média para o mês de fevereiro, de 150 a 200 milímetros. Nessa época de chuvas intensas, e ponto do Rio Miranda é o primeiro a inundar por ser uma região baixa, segundo a Defesa Civil. Na segunda quinzena de janeiro, esse ponto do já havia ultrapassado o nível de emergência de 650 cm.

A última medição do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) registrou altura de 492 cm no Rio Miranda na altura do Distrito de Palmeiras em Aquidauana de 689 cm. A cota de emergência de ambos é de 650 cm e 800 cm, respectivamente.

O nível do na estação de Coxim, está há dois dias em nível de alerta para risco de transbordamento. Última medição registrada foi de 429 cm, quando o nível de emergência é de 500 cm.

Alerta

O instituto chegou a emitir alerta para risco de transbordamento do rio Miranda e enchente que pode atingir o distrito de Águas de Miranda em Bonito.

“O volume de chuvas a montante, ocorrido nos últimos dias, fez elevar o nível do Rio Miranda muito próximo da cota de Emergência de 650 cm. Embora não haja previsão de chuvas para as próximas horas, somente pancadas, é possível que o Distrito Águas de Miranda ainda receba a água de montante, podendo atingir os ribeirinhos da região”, justifica documento.

Entre as medidas iniciais da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está o suporte a Defesa Civil Municipal e a disparada de aviso para a população local que esteja cadastrada no 40199 para receber alertas via SMS.