Eclipse lunar parcial mais longo do século poderá ser visto nesta madrugada no céu de MS; saiba como

Além de eclipse lunar, também será possível visualizar linda chuva de meteoros

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Lua ficará com cor avermelhada durante eclipse
Lua ficará com cor avermelhada durante eclipse

A madrugada desta sexta-feira (19) será marcada pelo eclipse lunar parcial mais longo do século e poderá ser visto em Mato Grosso do Sul. O fenômeno terá melhor visualização nos municípios da região norte, mas poderá ser visto em todo o Estado.

O eclipse parcial começa às 3h19 (horário de MS) e deve durar pouco mais de 3h. Porém, ele poderá ser observado a partir das 2h, quando a Lua entra na penumbra da Terra (parte externa da sombra). Neste momento, mesmo que de forma sutil, o satélite começa a escurecer.

O pico do eclipse ocorre às 6h, entretanto, a Lua já estará abaixo do horizonte em MS e não será mais possível vê-la. O melhor horário para observar o fenômeno em MS será por volta das 3h, quando o eclipse começa, de fato. Contudo, a visualização depende das condições do tempo.

De acordo com a Nasa, o fenômeno, chamado Dispersão de Rayleigh, explica porque o céu é azul e o pôr do sol vermelho, já que a luz viaja em ondas e diferentes cores têm diferentes propriedades físicas. Durante um eclipse lunar, a Lua fica vermelha porque a única luz solar que atinge a Lua passa pela atmosfera da Terra.


No auge do fenômeno, Lua terá mais de 97% de sua superfície coberta pela sombra da Terra – Imagem: Nasa

De acordo com Cleiton Batista, da Coordenação do Observatório Astronômico do Alto da Sé, para observar o eclipse lunar desta sexta, o ideal é ter o horizonte oeste sem barreiras físicas. Durante o início do eclipse, a Lua estará próxima à linha do horizonte. No ápice do fenômeno, já não será possível a observação, pois o satélite já estará abaixo da linha do horizonte. “Podem procurar um local em que se possa ver bem o pôr do Sol, por exemplo. A Lua irá se pôr na mesma direção”, explica.

Chuva de meteoros

Além do eclipse lunar, entre a noite da quinta (18) e manhã da sexta (19) ocorre a chuva de meteoros Leônidas (associadas ao cometa Tempel-Tuttle), que pode deixar belos riscos no céu noturno. A Lua, na fase cheia, pode ofuscar boa parte dos meteoros que poderiam ser observados. Porém, após o início da fase parcial do eclipse, a observação fica mais fácil em razão da diminuição do brilho na superfície lunar.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados