Nesta semana em que apenas serviços considerados essenciais funcionam em , e caixas lotéricas estão na lista de atividades que não devem atender o público. A orientação é realizar pagamentos pela internet.

A Caixa Econômica Federal informou que os clientes devem usar o Internet Banking e o aplicativo nos próximos dias. Em nota, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orientou que os cidadãos podem efetuar pagamentos pelos meios digitais.

“As datas de vencimento de contas, boletos e tributos estão mantidas. Os bancos, por iniciativa própria, não podem alterar essas datas, pois observam as condições contratuais com os emissores dos boletos e as normas de liquidação e compensação de pagamentos do Banco Central. Todas poderão ser pagas pelos canais digitais ou nos caixas automáticos, sem a necessidade de deslocamento às agências bancárias”, diz o texto.

Entenda

O decreto que oficializa as novas medidas restritivas destaca que é preciso respeitar regras de biossegurança. Então, as empresas devem funcionar com o “limite máximo de lotação de 40% da capacidade total permitida”.

Além disso, deve ser respeitado o toque de recolher vigente. Ou seja, das 20h às 5h é proibida a circulação de pessoas na Capital. O horário foi definido pelo Governo do Estado, então todos os municípios também seguem esta medida.

A semana “fecha tudo” foi uma alternativa encontrada pela Prefeitura de Campo Grande para evitar a adoção de um lockdown, quando as medidas são mais restritas e podem impedir até mesmo a circulação de pessoas. Com a medida atual, feriados municipais de 2020 e 2021 foram antecipados e a restrição de circulação ocorre apenas no horário do toque de recolher.

A prefeitura de Campo Grande decretou a antecipação de quatro feriados municipais para forçar o fechamento de serviços não essenciais a partir de segunda-feira (22). Um quinto , Dia da Criação do Estado (11 de outubro), também pode ser adiantado, mas depende de decreto do Governo do Estado.

Diferente da classificação do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), nem todos os serviços que são considerados essenciais vão poder abrir na Capital. A prefeitura reclassificou algumas atividades.