Entre os dias 8 e 11 de março acontecerá o 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), em um evento totalmente online, organizado pela Universidade Federal de (UFMG) e pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

A comunidade acadêmica da UFGD está convidada a participar do evento, para conhecer ações de extensão realizadas em outras universidades e regiões do Brasil. “Um evento como esse permite que os extensionistas de todo o País e até do exterior possam compartilhar ideias e experiências. Essa troca de informações traz à luz exemplos e modelos de ações, para que outros docentes, técnicos e alunos possam desenvolver projetos de extensão adequados para a realidade da região”, avalia o coordenador de extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, professor Natanael Takeo Yamamoto.

Nesta edição, o CBEU recebeu um número expressivo de inscrições. Nas redes de conversas, uma das principais atividades, serão apresentados cerca de 4,5 mil trabalhos de extensionistas de várias regiões do Brasil, de diferentes instituições de ensino. Além disso, o 9° CBEU contabiliza até o momento cerca de 9 mil inscrições de ouvintes, sendo que as inscrições para essa modalidade de participação seguem abertas até o evento.

De acordo com o coordenador, desde 2002 o evento vem reunindo extensionistas de todo o País e essa unidade traz a possibilidade de discutir a diversidade de realidades do Brasil. Natanael ainda destaca que a realização do evento online é uma oportunidade, já que as pessoas podem escolher assistir apenas alguns painéis ou apresentações, sem ter nenhum custo. “Nesse contexto de vimos muitos eventos migrando para o modo online e percebemos algumas vantagens desse novo formato. Um dos principais pontos positivos é facilitar a participação, já que não precisa mais fazer viagem, isso diminui os custos para quem participa. Então, é uma oportunidade ímpar para que os membros da comunidade acadêmica participem”, analisa.

A programação do CBEU conta com a apresentação de trabalhos, mesas-redondas, palestras com convidados especiais, lançamentos e de produtos de extensão. Tudo será online e gratuito, transmitido no canal da Proex/UFMG no YouTube. Para se cadastrar como ouvinte e assistir as apresentações de trabalho, é necessário se inscrever no evento, o que também é gratuito, e pode ser feito clicando neste link.

A programação completa e os links de acesso às atividades estão disponíveis no endereço https://www.ufmg.br/cbeu/programacao-geral/. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected]. Para mais informações, o portal do evento é o https://www.ufmg.br/cbeu/ (Informações da assessoria)