Com reforço na vacinação e mutirão nos municípios, Mato Grosso do Sul chegou a 391 mil doses da vacina contra o coronavírus aplicadas. O número corresponde a 76% do estoque de doses do Estado. MS recebeu do Ministério da Saúde 420.319 doses até o momento. A campanha foi intensificada nesta semana e foram abertos novos polos de imunização.

Do total de 319 mil doses utilizadas pelos municípios, 232.516 se referem à primeira aplicação e 86.554 à segunda. Os números são do Vacinômetro, ferramenta da SES (Secretaria de Estado de Saúde) alimentada com informações enviadas pelos municípios.

Conforme os dados tabulados até a noite de ontem, as cidades que mais vacinaram, considerando duas doses, foram Campo Grande (96.692 aplicações), Dourados (24.369), Corumbá (11.931), Aquidauana (10.408), Três Lagoas (10.100), Miranda (9.704) e Amambai (9.526).

A campanha de vacinação contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul começou em 18 de janeiro pelos grupos prioritários, compostos por profissionais de saúde, indígenas aldeados, idosos vivendo em instituições de longa permanência e pessoas com deficiências institucionalizadas. Nesta semana, o Governo do Estado pediu empenho dos municípios, para que nenhuma dose fique guardada na geladeira. Conforme orientação do Ministério da Saúde, não é preciso reservar para a segunda dose. 

A SES ainda cita que Mato Grosso do Sul é o segundo estado brasileiro com melhor desempenho na vacinação, de acordo com levantamento do jornal Folha de S. Paulo. O Estado só perde para o

Novas doses

Mato Grosso do Sul irá receber um novo lote com 11,7 mil doses da vacina Astrazeneca para reforçar a imunização durante o pico da no Estado. As doses vieram da remessa com 1 milhão de doses da vacina de /Astrazeneca fabricadas na Coreia do Sul e que chegaram ao Brasil no último domingo (21).

O titular da SES (Secretário Estadual de Saúde) Geraldo Resende comentou que o novo lote de vacinas deve chegar nos próximos dias. Assim que as vacinas chegarem, será divulgada a estratégia para distribuir os imunizantes aos municípios no menor tempo possível.