Nesta segunda-feira (22), o Hemocentro de entrou em situação de emergência para sangue do tipo O negativo. De acordo com o , é preciso que pessoas deste tipo sanguíneo realizem doações urgentemente.

Além disto, também está em estado crítico o nível de sangue O positivo em estoque no Hemocentro. Restam apenas 22% deste tipo sanguíneo para pacientes que precisam de doações.

Para doar basta ter entre 18 e 69 anos e ter ao menos 55 quilos. Adolescentes de 16 e 17 anos podem doar se forem acompanhados dos responsáveis ou se forem emancipados, com apresentação do documento de emancipação.

É preciso se atentar para o intervalo entre doações. Homens podem doar quatro vezes do ano, com intervalo de dois meses entre as doações. Já as mulheres, podem doar até três vezes anuais, sendo com intervalo de três meses.

Vacinados com qualquer imunizante, não apenas os da , ficam temporariamente impedidos de doar. Além de pessoas que possuam doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes e outras. Alguns medicamentos também interferem na possibilidade de doar sangue, por isso é importante comentar sobre o uso dos remédios.

Por fim, todos os doadores, principalmente os de sangue O positivo e negativo, podem agendar um dia para fazer a ação. Devem ligar nos telefones (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316. As doações são realizadas na avenida Fernando Correa da Costa, n° 1304 no Centro de Campo Grande. Dúvidas podem ser sanadas pelo site do Hemosul.