Com baixa nas vendas físicas, comércio aposta no online; Confira como investir na internet
Grandes sites abriram plataformas para que pequenos comerciantes possam vender pagando comissões
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após a pandemia, muitos negócios viram suas rendas caírem com a falta de compradores, muitos porque perderam ou diminuíram suas rendas, outros que preferem não sair de casa. Além disso, a incerteza, decretos e toques de recolher fazem com que o comerciante tenha dificuldades em saber quando ou como ‘abrirá as portas’.
Para tentar fugir dessa realidade e ainda sim continuar suas vendas com o mínimo possível de perca, muitos optaram pelo e-commerce (comércio online) divulgando e vendendo seus produtos pela internet.
Apesar de ser uma vontade de muitos, vendar online sempre vem acompanhados de algumas incertezas, seja na criação de um site, no investimento, na divulgação, na logística de entrega.
Se falarmos em criar um site do zero, o comerciante realmente precisa levar esses fatores em consideração e então contratar uma empresa que irá criar esse site, algo que na grande maioria das vezes custa tempo e dinheiro.
O que poucos sabem, é que grandes sites de vendas como Magalu (antiga Magazine Luiza) e o Mercado Livre criaram diversas facilidades para trazer esses vendedores para seus portais de vendas, de forma rápida, barata e segura.
Lojistas e até mesmo revendedores podem criar contas nesses sites, exporem seus produtos e venderem através de dois dos maiores portais de vendas do Brasil. Pagando ou recendo comissão em suas vendas.
Como vender pelo Mercado Livre
De acordo com a própria plataforma, o Mercado Livre afirma possuir 44 milhões de compradores e realizar a venda de 1 milhão de produtos por dia. Para começar a vender através do site você deve seguir os seguintes passos:
- Acesse www.mercadolivre.com.br e selecione a opção ‘Crie a sua conta’;
- Clique em ‘criar uma conta de empresa’, onde será necessário inserir CNPJ, razão social, e-mail e criar uma senha;
- Com a conta criada, basta acessá-la e clicar em ‘vender’;
- Selecione o que pretende anunciar, ou seja, que produto você irá vender, existem as categorias: produtos, veículos, imóveis e serviços;
- Então escreva um título para o seu anúncio, como por exemplo o nome do produto ou serviço realizado;
- Selecione a categoria do seu produto;
- Escolha a forma de anunciar: conforme o produto, você poderá anunciá-lo no catálogo para potencializar seu posicionamento, caso seu anúncio tenha essa opção, ou na lista geral.
- Inclua fotos do seu produto
- Indique o estoque
- Indique se o seu produto tem variações: um produto pode variar por cor, material, tamanho etc;
- Preencha o código universal do seu produto: essa informação é primordial para você aparecer nos resultados de busca;
- Preencha a ficha técnica: nela, você pode carregar as características mais importantes do produto, como medida, modelo, marca e material;
- Insira o preço do produto e;
- Selecione o tipo de anuncio.
Comissão por vendas no Mercado Livre
A cada venda feita, haverá cobrança de uma comissão fixa (clique aqui e confira a tabela), dependendo do tipo de anúncio que tenha feito: Gratuito, Clássico ou Premium.
Gratuito, Clássico com alta exposição ou Premium com máxima exposição. Os anúncios são gratuitos e você só paga quando realizar uma venda.
Quando eu recebo?
O dinheiro da venda é creditado automaticamente na conta Mercado Pago do vendedor O comerciante também obtém um seguro contra contestação de pagamentos para produtos tangíveis sempre que comprovar a entrega do produto.
Vender através da Magalu
A Magalu possui dois tipos de contas para vendas, uma bem parecida com o Mercado Livre, onde o comerciante cadastra sua loja e utiliza a plataforma para vender seus produtos pagando uma porcentagem da venda ao site. Já a outra opção é para pessoas que não possuem CNPJ e se cadastram como um revendedor da loja, ganhando uma comissão de até 12% em cada produto vendido.
Em caso de comerciantes que desejam utilizar a plataforma para realizar suas vendas, a pessoa deve seguir o seguinte passo a passo:
- Acesse o site Parceiro Magalu
- Clique em “cadastre agora”;
- Inclua o seu nome, sobrenome, e-mail e telefone celular;
- Crie sua senha para acessar ao Parceiro Magalu Empresa e abaixo, faça a confirmação dessa senha criada;
- Dê um check em “Não sou um robô”;
- Clique em “Continuar”.
- Informe o número do seu CNPJ. Automaticamente, buscaremos o restante dos dados do seu negócio;
- Inclua o telefone e e-mail da sua empresa.
Com o cadastro realizado, o vendedor irá se deparar com uma nova tela onde o processo será continuado, para isso o empresário deve clicar na opção ‘vamos’ e preencher as seguintes informações:
- O CEP de onde você armazena os seus produtos;
- O tempo que você precisará para despachar os seus produtos nos Correios;
- O nome da sua empresa, que aparecerá dentro do site do Magalu.
- Insirir o CNAE, que é uma informação que está em seu cartão de CNPJ, e a Inscrição Estadual seu registro no seu Estado;
- Para a série da nota, o site recomenda que os comerciantes insiram uma nova. Se na sua loja você usa a série 2, na Magalu você pode usar a série 3;
- Para o número da nota, coloque 1 se iniciou uma nova série de nota.
- O site explica que a o momento de incluir certificado digital A1 é um dos mais importante, pois permitirá que a pessoa emita nota fiscal com apenas um clique. A pessoa irá receber um arquivo em sua caixa de e-mail que termina com ‘.PFX’. Após localizado, o arquivo deve ser salvo em seu celular ou computados e então informado ao site juntamente com sua senha.
Como receber o dinheiro das minhas vendas na Magalu
Primeiramente, ainda na parte cadastral, o comerciante deve preencher alguns dados, que são:
- Escolher a frequência e o dia da semana ou mês que deseja receber o dinheiro em sua conta;
- Selecionar o número de parcelas mínimo sem juros que concederá aos clientes para compra dos seus produtos e informe se realiza vendas para pessoa jurídica também;
- Inserir os dados da conta bancária da empresa, com o mesmo CNPJ do seu cadastro. Não pode ser no seu CPF ou no CPF de algum dos sócios. Caso você utilize o CPF de outra pessoa, ou diferente do vinculado ao CNPJ de sua loja, os valores não serão transferidos.
De acordo com a Magalu, as comissões são cobradas de acordo com as categorias dos produtos. Todos os valores estão detalhados no contrato entre o site e o comerciante.
Anteriormente existia uma taxa fixa de 3,99% do valor do produto que era repassado ao site, mas esse valor fixo terminou no dia 31/07/2020.
Vendendo os produtos da Magalu
Para aqueles que não possuem uma loja, mas ainda sim querem realizar vendas online, a Magalu também possui a opção de que a pessoal, apenas com CPF, possa revender seus produtos e ganhar uma comissão em cima desta venda.
Para isso a pessoa também deve acessar o site magazinevoce.com.br e clicar na opção ‘Sou autônomo e quero ter uma renda extra’ e seguir os seguintes passos:
- Acessar a opção ‘criar minha loja grátis’;
- Nessa parte será exibida uma mensagem sobre benefícios do INSS, vale ler atentamente, e então dar check que que está ciente das informações exibidas e acessar ‘continuar’, caso você não receba aposentadoria ou nenhum auxílio;
- Insira seu CPF
- Escolha o nome da loja (não poderá ser alterado);
- Insira todos os dados exigidos pelo site;
- Clique em cadastrar;
- Inclua seus produtos na loja. Para isso, selecione as três categorias disponíveis ou apenas uma delas, com base nos produtos que você irá vender, e então clique em avançar.
- Aparecerá um vídeo do site, assista e clique em “Ir para a minha loja”;
- Clique em “Seu espaço”, no canto superior direito da tela, você pode acessar seu Painel de Controle, seus pedidos e suas vendas, para administrar corretamente o dinheiro de suas comissões.
As comissões das vendas são de até 12% em relação ao valor do produto vendido, vale lembrar que o revendedor não precisa utilizar apenas o site para divulgar seus produtos, as propagandas podem ser feitas através de suas redes sociais ou aplicativos de mensagens.
O pagamento é realizado diretamente na conta bancária do vendedor até duas vezes ao mês, mas vale lembrar que o valor só é depositado após acumular R$ 50,00 em comissão. Contas salários não são aceitas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.