Com 8 litros em estoque, maior banco de leite de MS precisa de mais doações
Nesta quarta-feira (19) o Brasil comemora o “Dia Mundial de Doação de Leite Humano”. O objetivo é chamar a atenção sobre a importância do leite materno para a saúde dos bebês, aumentando o número de doadoras e o volume de leite coletado para beneficiar os recém-nascidos internados nas UTIs neonatais de todo o país. Em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta quarta-feira (19) o Brasil comemora o “Dia Mundial de Doação de Leite Humano”. O objetivo é chamar a atenção sobre a importância do leite materno para a saúde dos bebês, aumentando o número de doadoras e o volume de leite coletado para beneficiar os recém-nascidos internados nas UTIs neonatais de todo o país.
Em Campo Grande, no maior banco de leite materno em MS, no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), tem disponível atualmente 8 litros de leite materno para os bebês internados na UTI Neonatal e CTI Pediátrico. A coordenação do setor explicou ao Midiamax que hoje o hospital tem 23 doadoras de leite materno, um número bom, mas que poderia ser maior.
No mês de abril, de acordo com o levantamento do setor, foram doados 22 litros de leite materno para a unidade e, com isso, 45 bebês foram beneficiados. Atualmente, o HRMS tem 31 bebês internados e que precisam de leite materno para a saúde.
De acordo com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, o Brasil é atualmente uma referência para todo o hemisfério norte com a tecnologia que foi desenvolvida por aqui, formando essa que é uma verdadeira rede de proteção à vida.
Como doar
Para doar ao banco de leite materno do HRMS basta entrar em contato no (67) 3378-2715. No telefone, a mãe receberá as orientações e poderá tirar as dúvidas. O HRMS fornece o material de coleta e um funcionário busca o leite doado na casa da moradora. Não é preciso ir até o hospital doar.
O telefone do banco de leite materno da Santa Casa é o (67) 3322-4174; do Hospital Universitário é (67) 3345-3027; da Maternidade Candido Mariano é (67) 3041-4775.
Coleta do leite em casa
Antes de fazer a ordenha, a mama deve ser lavada apenas com água e, sem seguida, seca com uma toalha limpa. Para evitar a contaminação, as doadoras devem tomar o cuidado de cobrir os cabelos com um lenço ou usar uma touca.
O leite deve ser coletado em local limpo e tranquilo, e pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deve ser levado até o Banco de Leite mais próximo da sua casa.
Ao todo, são 225 bancos de leite espalhados pelo Brasil e 212 postos de coleta, que é onde as doações podem ser entregues. Você também pode ligar para o Disque Saúde no 136 para saber o local mais próximo da sua casa para poder doar.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Candidatos a 2º turno podem ser presos somente em flagrante a partir deste sábado
Medida está vigente em todo o país até dia 29 de outubro
Distrito de Palmeiras retoma com a tradicional procissão de Nossa Senhora pelas águas do Rio Aquidauana
O retorno da procissão com a Santa reuniu centenas de fiéis às margens do Rio Aquidauana
Homem é esfaqueado nas costas após discussão com a ex-esposa em Cassilândia
Autor, de 27 anos, disse não ter gostado do jeito que vítima falou com a mulher
Dr. Vitor Rocha declara apoio a Rose Modesto no 2º turno: ‘Representa a mudança’
Prefeitura de Campo Grande será disputada pelas candidatas Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.