Incomum no verão, um ciclone conhecido como “ciclone bomba” é um fenômeno extratropical com característica explosiva está atingindo o e Uruguai. Ele está se formando próximo ao sudeste do estado e já tem causado ventos com mais de 80 km/h. Por conta do ciclone, a temperatura ficará estável até em neste final de semana.

“Ele ocorre quando tem formação explosiva com queda na pressão atmosférica superior a 24 hPa em 24 horas, ou seja,  quando a pressão cai numa taxa de 1 hpa por hora. Esse fenômeno ocorre em latitudes maiores, mais ao sul, e geralmente nos meses de inverno por isso totalmente atípico”, explica a meteorologista Estael Sias para CNN.

O meteorologista também acredita que a região mais afetada será no sul gaúcho. Os ventos fortes serão no sul e no leste e não é previsto uma muito forte, apenas no extremo sul. O profissional acredita que a pior parte será em alto mar.

Os ventos já começaram no interior gaúcho e em Santa Vitória do Palmar já registrou ventania de 80 km/h, de acordo com a MetSul Meteorologia. É previsto que os ventos possam chegar até 100 km/h. Na capital, em Porto Alegre, os ventos pode chegar a 70 km/h.

A Marinha já emitiu um alerta sobre a força do vento até esta sexta-feira (5), para ressaca do mar será preciso atenção até sábado (6).

O ciclone deste tipo dá origem a uma frente fria, que causa chuva forte e localizada em Santa Catarina e no Paraná, nesta quinta (4). A instabilidade pode atingir os estados do Sudeste e Centro-Oeste, sábado e domingo.