Parte de está sob alerta de chuvas intensas na manhã desta segunda-feira (18), conforme o (Instituto Nacional de Meteorologia). Até meio-dia, há possibilidade de chuvas com volume de até 50 mm e ventos de até 60 km/h na região central e oeste do Estado.

Por outro lado, a tendência é de diminuição das chuvas ao longo da semana, conforme o meteorologista Cleber Souza, do Inmet. Porém, a trégua deve durar pouco tempo, pois, a próxima frente fria deve chegar ao estado na sexta-feira, provocando chuva com fortes rajadas de vento.

O meteorologista explica que a tendência ao longo dos próximos dias é de diminuição das chuvas. “Ainda podem ocorrer pancadas hoje associadas ao calor, pois a temperatura volta a subir. Isso mais na região leste, na divisa de MS com São Paulo, que pode ter chuvas mais significativas”, informou.

Entretanto, o especialista explica que a chegada de nova frente fria na sexta-feira pode favorecer a ocorrência de mais temporais. “Volta a chover com mais intensidade na sexta para o sábado, com a chegada de nova frente fria, que favorecem rajadas de vento e tempestade, com pancadas de chuva significativas”, pontua Souza.

Tempestade de areia e estragos


Força do vento derrubou centenas de árvores em Campo Grande – Foto: Ranziel Oliveira / Midiamax

Na tarde de sexta-feira (15), forte tempestade com rajadas de vento acima de 100 km/h causou rastro de estragos por toda Campo Grande. Centenas de árvores caíram e mais de 51 bairros ficaram por horas sem energia. Muitos continuam sem luz ainda na manhã desta segunda-feira.

Uma mulher quase foi levada pelo vento na sexta-feira ao lado do Camelódromo de Campo Grande.