O ritmo dos serviços de limpeza das ruas dependerá do tempo firme, segundo o Executivo Municipal. Além das intervenções imediatas, a prefeitura elabora uma série de medidas a serem tomadas ao longo dos anos para conter os prejuízos mediante as ameaças futuras de desastres da natureza.

Desde a tarde do dia 15 de outubro, equipes da Sisep e da Municipal, em conjunto com o e demais órgãos de controle de desastres, percorrem as sete regiões da cidade para minimizar os danos causados pela ventania e tempestade de poeira que, além da sujeira, atingiu o sistema de semaforização. Avenidas de grande fluxo como a Mato Grosso e a Afonso Pena tiveram praticamente todo o conjunto de semáforos afetados ao longo de sua extensão.

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) contabiliza 212 cruzamentos semafóricos afetados por toda a cidade, sendo que 60% destes foram interrompidos com o desligamento da energia elétrica. Apesar de quase todos os equipamentos já estarem operando normalmente, a Agetran aguarda o restabelecimento do sistema de energia elétrica em alguns pontos, para que possa reativar os sinais de trânsito imediatamente.

A prefeitura informou que mantém os canais de atendimento disponíveis para que a população solicite serviços como a limpeza de ruas, nos números 156 e o 199, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h e, no sábado, até o meio-dia.

Além disso, as equipes que atuam nos Centros de Referência em Assistência Social estão em alerta e acompanhando a situação das famílias em vulnerabilidade assistidas pelos 21 Cras, distribuídos nas sete regiões da cidade, incluindo a unidade localizada no Distrito de Anhanduí.

As equipes monitoram as famílias via grupos de WhatsApp, além do presencial, se dirigindo até o endereço, para verificar a necessidade de ofertar benefícios eventuais.