Campo-grandense ‘desencanta’ nas decorações e magia do Natal não chega aos bairros
Falta de enfeites nos bairros acabou destacando aqueles que investiram nos adornos natalinos
Arquivo –
A época mais iluminada e festiva do ano já chegou e, em Campo Grande, as luzes estão encantando os olhos de quem passa pelo Centro durante a noite – principalmente ao longo da Avenida Afonso Pena. Porém, aparentemente, o Natal não empolgou o campo-grandense nos bairros, que ficaram ‘apagados’ no quesito decoração.
O Jornal Midiamax percorreu algumas regiões da Capital e teve a difícil tarefa de encontrar locais decorados com temas natalinos. Nos bairros, a falta dos adornos acabou destacando aqueles que investiram na decoração de Natal para manter esse espírito vivo.
A lojista Giselle Pereira, de 46 anos, tem duas lojas no Bairro Santo Antônio e faz questão de montar sua árvore de Natal, os pisca-piscas e espalhar os papais-noéis pela loja há 16 anos. “Eu adoro o Natal e acho que tem que ter [a decoração]. Eu queria até ter mais. Todo ano a gente enfeita. A gente tem que ter esse espírito natalino”, disse ao Jornal Midiamax.
A empresária reutiliza as decorações do ano anterior, mas em 2021 também investiu R$ 1,3 mil em adereços para as duas lojas, um de roupa infantil e outra de roupas adultas. Sobre o bairro ela foi enfática: “Tá fraco. As pessoas parecem que estão perdendo esse espírito natalino”.
Já no Taveirópolis, na Rua Albert Sabin, a Clínica Veterinária Ágape se destaca com a decoração em meio ao ‘cinza’ urbano. “A magia do Natal tem que ser preservada. É uma das épocas mais importantes. Decorar é relembrar e respeitar essa data”, opinou o diretor-clínico da unidade, Leandro de Paula, de 37 anos.
Há 10 anos a clínica veterinária não deixa passar em branco o Natal. Neste ano, a ‘entrada’ no tema foi contida por conta da pandemia, segundo Leandro. Porém, eles criaram um item especial para enfeitar a árvore de Natal. “Passamos para o cliente uma espécie de bola do desejo para 2022. Ele coloca na árvore como se fosse materializar esse desejo”, explicou ele, dizendo que desembolsou R$ 800 nos enfeites em 2021.
Para ele, a região pecou na decoração este ano com a falta de adereços e enfeites de Natal. “Eu tiro por 2019. Não sei se a pandemia quebrou um pouco isso, deu uma retraída, mas em 2019 eu lembro que tinha muita decoração na rua”, lembrou Leandro.
No São Conrado, a situação se repete. Ketheryn Alves, de 35 anos, gerente de uma loja de calçados, disse que a decoração pode trazer um pouco de alegria para as pessoas. “Vimos que as pessoas estão preocupadas com o ano que vem e decidimos decorar e deixar a loja bonita”, contou ela à reportagem.
No local, nem o manequim escapou dos adereços natalinos: do improviso surgiu mais uma decoração. “A gente estava montando o look, combinando a camiseta com o short e tinha esse gorro. Resolvemos colocar para chamar a atenção e combinou com a roupa”, disse.
Centro iluminado e festivo
Diferente dos bairros, no Centro da Capital as luzes de Natal tomaram conta de várias localidades. Até as árvores centenárias da Afonso Pena receberam luzes e enfeites natalinos. A Rua 14 de Julho, principal via comercial do município, recebeu arcos de luz e decorações com cenários para a população caprichar nas fotos.
Nas últimas semanas, a propósito, o Centro de Campo Grande vive um momento especial, também com intensa programação cultural à noite. Nesta quarta-feira (22), o cantor e violeiro Carlos Colman é a grande atração do Reviva Natal: Campo Grande de luz, paz e alegria. Ele se apresenta na Praça Ary Coelho, às 19 horas. Já na Feira Central, a atração será o cantor e violeiro Aurélio Miranda. O show está marcado para as 19h30.
As paradas natalinas são realizadas das 19h às 21h na Rua 14 de Julho. Na Praça Ary Coelho tem ainda pipoca, algodão-doce e muitas brincadeiras, como pinturas faciais, de graça, para as crianças aproveitarem a festa do natal com muita alegria em família. A programação que começou no início deste mês segue até 26 de dezembro.
Quem quiser aproveitar e conhecer os pontos turísticos de Campo Grande, o City Tour está com saídas às 18h e 20h nesta quarta-feira (22). As saídas são na Praça Ary Coelho. O passeio é de graça. Todos precisam usar máscara e haverá álcool em gel disponível para os usuários. O ônibus é higienizado a cada passeio e as fichas para ter acesso são entregues na própria praça, na esquina da 14 de Julho com a 15 de Novembro, a partir das 17h30.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.