Bancos de Campo Grande são autuados pelo Procon-MS por desrespeitar limite de espera

Clientes só recebem as senhas quando entram na agência depois de muita espera do lado de fora

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Clientes esperam mais que o tempo permitido pela legislação
Clientes esperam mais que o tempo permitido pela legislação

Agências do Bradesco e da Caixa Econômica de Campo Grande foram autuadas pelo Procon-MS (Superintendência de Orientação e Defesa do Consumidor de MS) por “insistirem” em desrespeitar o tempo limite de espera para atendimento dos clientes. Algumas até tentam burlar o sistema. 

Segundo o órgão, a legislação determina como tempo razoável o máximo de 15 minutos em dias normais, 20 em dias de pagamento de servidores e recebimento de tributos e de 25 em véspera de feriados prolongados. “Os casos, repetidos na maioria das vezes, são motivos de autuação e, mesmo assim, as ocorrências continuam”, divulgou o Procon.

Para mascarar a demora no atendimento, as unidades bancárias decidiram entregar senhas somente após a entrada das pessoas no local de atendimento, mesmo elas tendo esperado, em pé, por muito tempo na área externa do banco, conforme relatam os clientes de agências tanto da Caixa Econômica Federal como do Bradesco, ouvidas pela fiscalização.

Além disso, as pessoas com idade superior a 80 anos, que deveriam ser “prioridade das prioridades” no atendimento, estão sendo tratados como clientes não prioritários como aconteceu recentemente na agência do Bradesco da Avenida Afonso Pena, área central de Campo Grande.

Nesse caso, a cliente reclamou que, mesmo na condição de superprioridade, foram atendidas após outras pessoas que retiraram senhas posteriormente.

As fiscalizações mais recentes ocorreram nas agências do Bradesco na Afonso Pena e da Caixa Econômica Federal na Júlio de Castilho, onde foram constatadas outras irregularidades como a emissão de comprovantes de atendimento em papel termossensível, ausência de registro de horário de saída do cliente dificultando o cálculo do tempo demandado.

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