Segundo o órgão, a legislação determina como tempo razoável o máximo de 15 minutos em dias normais, 20 em dias de pagamento de servidores e recebimento de tributos e de 25 em véspera de feriados prolongados. “Os casos, repetidos na maioria das vezes, são motivos de autuação e, mesmo assim, as ocorrências continuam”, divulgou o Procon.

Para mascarar a demora no atendimento, as unidades bancárias decidiram entregar senhas somente após a entrada das pessoas no local de atendimento, mesmo elas tendo esperado, em pé, por muito tempo na área externa do banco, conforme relatam os clientes de agências tanto da Econômica Federal como do , ouvidas pela fiscalização.

Além disso, as pessoas com idade superior a 80 anos, que deveriam ser “prioridade das prioridades” no atendimento, estão sendo tratados como clientes não prioritários como aconteceu recentemente na agência do Bradesco da Avenida Afonso , área central de Campo Grande.

Nesse caso, a cliente reclamou que, mesmo na condição de superprioridade, foram atendidas após outras pessoas que retiraram senhas posteriormente.

As fiscalizações mais recentes ocorreram nas agências do Bradesco na Afonso Pena e da Econômica Federal na Júlio de Castilho, onde foram constatadas outras irregularidades como a emissão de comprovantes de atendimento em papel termossensível, ausência de registro de horário de saída do cliente dificultando o cálculo do tempo demandado.