Cotidiano

Após votação popular, Agepan muda sigla e se torna Agems depois de 20 anos

Público escolheu entre cinco opções de siglas para representar a agência

Fábio Oruê Publicado em 22/11/2021, às 16h58

Sede da Agepan, ainda com a antiga sigla
Sede da Agepan, ainda com a antiga sigla - Foto: Divulgação

A  Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul mudou de sigla para comemorar o aniversário de 20 anos. Antes Agepan, a agência agora passa a adotar a sigla Agems para se identificar. A sigla foi escolhida após enquete popular na internet e venceu com 32,9% dos votos. 

Segundo a Agems, a nova identificação é mais objetiva, representativa da regulação e cria uma identidade com o Estado. Criada em dezembro de 2001, a autarquia tinha o nome resumido na sigla Agepan, uma referência à palavra Pantanal, mas que não remete a MS.

Conforme a agência, fora do Estado e até dentro do próprio território, sempre houve muitas confusões com organizações com siglas parecidas e desconhecimento sobre o papel da Agência, o trabalho que realiza para a qualidade dos serviços como energia elétrica, saneamento, transporte e gás.

“A regulação de serviços públicos ainda é uma atividade pouco conhecida para a maioria das pessoas e o antigo nome dificultava essa compreensão”, lembra o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis.

Participação popular

Para a escolha do novo nome foi usado um instrumento que está presente em muitas ações da Agência Reguladora: a participação popular. Na Internet, foi aberta uma votação, com cinco opções de nomes. AGEMS foi a escolha da maioria (32,9%), seguida por AGER-MS (31,2%), AGERSP-MS (20,7%), AGERMS (11,2%) e AER-MS (4%).

Mais de 500 votos foram recebidos, oriundos de Mato Grosso do Sul, de outros estados brasileiros e até de quatro países diferentes.

Jornal Midiamax