Após surto de Covid, Governo cria força-tarefa para vacinar 3,8 mil alunos indígenas
Saúde diz que 53,7% dos adolescentes tomaram a 1°dose da vacina em comunidade de Dourados, a meta estabelecida é de 90%
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Secretaria de Estado de Saúde anunciou na tarde desta terça-feira (9) criação de uma força-tarefa para triar e vacinar cerca de 3,8 mil alunos indígenas e mitigar casos de Covid-19 em aldeias do município de Dourados. O Grupo também concedeu parecer favorável ao retorno das aulas presenciais já na próxima quinta-feira (11), em 10 escolas da região, cuja as aulas foram suspensas no dia 27 de outubro.
A reunião aconteceu na sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MS) e contou com a presença da secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone e da secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite, e do secretário nacional de Saúde Indígena, Robson da Silva, além do assessor miliar na SES, coronel do Corpo de Bombeiros Militar Marcello Fraiha.
Segundo o secretário nacional de Saúde Indígena, Robson da Silva, a participação das lideranças são de extrema importância para conter o surto nestas regiões. “A Sesai de Brasília está dando o apoio e essa questão de surto que está previsto no contexto da pandemia. Assim, estamos unindos esforços com Estado e municípios para melhorar a nossa resposta. Nós saímos desta reunião com uma pactuação muito boa em termos de ações conjuntas que começam nesta quinta-feira (11), inclusive com diretores de escolas e outros entes municipais. É importante a gente ressaltar a importância das lideranças, sem elas não adianta só o nosso trabalho, é preciso respeitar o isolamento quem estiver positivo, evitar aglomerações, precisamos da ajuda de todos vocês para conter esse vírus”.
Dados apresentados pelo DSEI no último dia 5 de novembro, informam que 53,7% dos adolescentes tomaram a primeira dose de vacina, a meta estabelecida é que este índice seja de 90%.
Situação
De acordo informações do DSEI repassadas à SES, o DSEI realizou 428 testes de antígeno ligados ao surto, sendo que 394 foram descartados e 34 positivos para a Covid-19. Já o Polo Indígena, ofertou 749 testes de antígeno, com 91 casos positivos. O DSEI ainda informou que 82% dos casos positivos ocorreram na Aldeia Jaguapiru, 15% na Aldeia Bororó e 3% nos acampamentos localizados em torno das aldeias.A SES informa ainda que tem acompanhado de perto a situação nos municípios de Tacuru e Caarapó, onde o DSEI tem ampliado a testagem e monitorando os casos nessas regiões.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Precisa de médico? Confira a escala plantonista de unidades de saúde de Campo Grande
Mais de 60 profissionais atuam em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde)
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.