Anvisa orienta Pfizer na 3ª dose só para Coronavac e MS aguarda Ministério da Saúde
Agência definiu que reforço deve ser feito com a mesma vacina tomada anteriormente; confira como seria o novo esquema para 3ª dose
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Diferente do que havia sido anunciado pelo Ministério da Saúde, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deu diretrizes diferentes para a administração da dose de reforço no país. Enquanto o Ministério da Saúde havia decidido pelo reforço da vacinação com dose heteróloga, a Anvisa optou pela administração homóloga, ou seja, a 3ª dose deve ser aplicada com o mesmo fabricante das doses anteriores — com exceção da Coronavac. Por enquanto, Mato Grosso do Sul segue com a vacinação e aguarda uma definição do Ministério.
Uma reunião com a área técnica da Agência definiu que a vacinação heteróloga (de fabricantes diferentes) será aprovada só para quem tomou a Coronavac. Sendo assim, quem tomou as duas primeiras doses da vacina da farmacêutica Sinovac continua com a recomendação de receber a 3ª dose com a Pfizer.
Para quem tomou as demais vacinas, como Astrazeneca, Pfizer e Janssen, a recomendação é adotar o esquema homólogo, ou seja, tomar a 3ª dose do mesmo fabricante. Para não deixar dúvidas: quem tomou Pfizer, recebe 3ª dose de Pfizer; quem tomou Astrazeneca, recebe o reforço com a Astrazeneca; e quem recebeu a Janssen, toma reforço de Janssen. Confira o esquema da Anvisa:
Como fica a vacinação em MS?
Com a nova definição da Anvisa, a campanha de vacinação continua e Mato Grosso do Sul aguarda diretrizes. O Estado segue a orientação inicial do Ministério da Saúde, com a vacinação heteróloga. Quando a 3ª dose foi liberada para a população adulta, o Ministério recomendou que a 3ª dose deveria ser aplicada com uma fabricante diferente das primeiras.
Procurada pelo Jornal Midiamax, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) explicou que aguarda regulamentação da Anvisa e orientação do Ministério da Saúde. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande informou que segue a orientação do Ministério. “Aplica-se preferencialmente a dose da Pfizer, contudo, como há doses suficientes em estoque da vacina AstraZeneca, ela também está sendo aplicada”, informou, em nota.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.