A ampliação do público alvo para a 3ª dose da vacina contra a covid-19 fez os idosos com 70 anos ou mais — que tomaram a 2ª dose até 14 de maio — lotarem os drive-thrus de Campo Grande nesta terça-feira (14). A antecipação do período de aplicação da terceira dose para quatro meses segue resolução da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) publicada na segunda-feira (13).

A (Secretaria Municipal de Saúde) ampliou em mais de um mês o público que pode tomar a dose extra da vacina. Até ontem, somente quem podia tomar a dose eram os que tinham sido vacinados até 9 de abril. Já nesta terça, o alvo aumentou para até 14 de maio. 

Com isso, a procura pela imunização de reforço aumentou nesta tarde, já que os drives e o Guanandizão iam começar as aplicações a partir de 12h30 (até 22h), na a partir de 12h (até 16h45) e nos postos de saúde às 13h (até 16h45). 

Conforme o calendário estabelecido pela Sesau, a aplicação da dose de reforço também continua para as pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias, sendo necessária apresentação do laudo médico que ateste uma das condições definidas pelo Ministério da Saúde.

Já a aplicação da segunda dose é voltada a pessoas que tomaram até o dia 13 de agosto, a Astrazeneca até o dia 15 de julho ou a Coronavac até o dia 23 de agosto. A data da aplicação das vacinas pode ser consulta na carteirinha digital disponível no site de cadastro.

Quem ainda não tomou a primeira dose pode procurar qualquer um dos locais de vacinação referenciados. A vacinação será feita mediante disponibilidade de doses.