A Prefeitura de notificou, através de ofício, nesta quarta-feira (05), a gerência de Meio Ambiente da UHE (Usina Hidrelétrica Jupiá) e a CTG Brasil ( Three Gorges Corporation), que é a concessionária controladora da geração de energia de Jupiá desde 2015, para prestar esclarecimentos sobre o possível dano ambiental causado no Rio ú.

Conforme o ofício, de 05 de dezembro de 2021, o secretário de Meio Ambiente e , Celso Yoshikazu Yamaguti, solicita“ esclarecimentos quanto ao possível dano ambiental causado na referida área” do lago formado pelas águas do Rio Sucuriú. Além disso, a secretaria solicita cópia de todas as licenças ambientais decorrentes do processo operacional da Usina Hidrelétrica Jupiá.

A redução drástica do nível das águas, comprometendo inclusive o uso público e recreativo do Balneário Municipal “Prefeito Jorge Tabox” e ranchos particulares daquela região, começou a ficar nitidamente comprometedora, no final da semana passada, a partir de domingo (03), segundo alerta de proprietários de ranchos situados às margens do rio Sucuriú.

O pedido da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio) se fundamenta no seguinte: a redução significativa do nível das águas; é uma área de domínio da CTG Brasil; e o controle de geração de energia segue “determinação do Operador Nacional de Sistema (ONS).

Administração de Três Lagoas solicita esclarecimentos à CTG por possível dano ambiental ao rio Sucuriú
(Foto: Divulgação / Prefeitura de Três Lagoas)