Vacina BCG será testada contra coronavírus em MS e Fiocruz procura voluntários
A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) vai testar a vacina BCG, que é utilizada contra tuberculose, para checar se há eficácia contra o coronavírus. Os testes serão realizados em profissionais da saúde em Mato Grosso do Sul e os interessados podem se inscrever como voluntários. Os testes começam em outubro e serão feitos pela Fiocruz em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) vai testar a vacina BCG, que é utilizada contra tuberculose, para checar se há eficácia contra o coronavírus. Os testes serão realizados em profissionais da saúde em Mato Grosso do Sul e os interessados podem se inscrever como voluntários.
Os testes começam em outubro e serão feitos pela Fiocruz em parceria com o Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch da Austrália. Inicialmente, o estudo seria realizado apenas em Mato Grosso Sul, mas vai ser expandido para o estado do Rio de Janeiro.
A pesquisa será coordenada no Brasil pelos pesquisadores da Fiocruz, Julio Croda e Margareth Dalcolmo. Para participar dos testes, o profissional da saúde não pode ter sido infectado pelo coronavírus.
“Todos os voluntários passarão por exames para verificar se há ou não a presença do vírus no organismo. As pessoas aprovadas para o estudo receberão a cepa da BCG dinamarquesa. A vacina já está a caminho no Mato Grosso do Sul”, afirmou Dalcolmo, que coordena o estudo no Rio de Janeiro. Os profissionais testados serão acompanhados por até um ano.
O pesquisador Julio Croda é responsável pela coordenação do estado em MS e explica que o ensaio clínico já está em fase três, etapa em que a testagem é realizada em um número expressivo de pessoas. “Ligaremos semanalmente para essas pessoas, que terão que informar se não apresentaram sintomas de Covid. É uma pesquisa quantitativa, que está na última etapa, quando é avaliado se a vacina da BCG será eficaz ou não no tratamento da Covid-19”.
Croda ressalta que ainda não há comprovação de que a BCG é eficaz contra o coronavírus ou sobre quanto tempo o organismo fica imune contra doenças respiratórias. “Por isso, as pessoas não devem tomar a vacina acreditando que possa evitar o novo coronavírus”, alertou Júlio Croda.
A BCG é uma velha conhecida do brasileiro, a vacina é obrigatória para recém-nascidos desde 1976 pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Para os profissionais de saúde que queiram participar do teste, é preciso fazer o pré-cadastro. O pesquisador Julio Croda divulgou nas redes sociais um formulário que pode ser preenchido, confira aqui. É importante lembrar que o profissional não pode ter sido infectado pelo coronavírus.
Notícias mais lidas agora
- ‘Pode bater’: Promotora mostra conversas em que Stephanie ria ao mandar Christian agredir Sophia
- Morte de Sophia fica em 2º plano e defesa tenta justificar omissão de mãe citando violência doméstica
- Estelionatário do Amor: Falso pecuarista aplica golpe em mulher prometendo presente de R$ 300 mil
- Cabelo ‘na régua’ e camiseta polêmica: advogado explica look de padrasto de Sophia para julgamento
Últimas Notícias
‘Dingo bell’: Luzes natalinas iluminam Campo Grande nesta sexta-feira
Banda musical toca na Cidade do Natal
Fim de semana em Campo Grande tem feiras culturais, Transcine, Som da Concha e mais; confira
Confira eventos gratuitos que acontecem neste fim de semana, na Capital
Anitta admite ter cometido injustiça com Ivete Sangalo: “Me perdoou”
Ao lançar a parceria entre as duas, Anitta abriu o coração e confessou ter sido injusta com Ivete Sangalo; saiba o que aconteceu entre elas
Amigos tentam atravessar rio até cachoeira e jovem acaba desaparecendo
Corpo de Bombeiros faz buscas pelo rapaz
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.