Professores e técnicos de laboratório da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da UFGD iniciam, na próxima semana, a produção de álcool líquido 70% no laboratório multiusuário da Universidade. O projeto já foi aprovado pelos órgãos de controle do município, incluindo o Corpo de Bombeiros.

Segundo o técnico de laboratório Wesley Pereira da Silva, a produção inicial será de 2,6 mil litros de álcool líquido 70%, visando repor o estoque do produto no da UFGD (HU-UFGD). Ele e os colegas, todos doutores em Química, vêm trabalhando intensamente para colocar em prática essa ação, visto que, por conta da pandemia de , o álcool 70% é, hoje, item escasso no mercado.

Para a produção do material, a equipe usará água destilada dos próprios destiladores da Universidade e etanol que, para esta primeira produção, foi doado pela Usina de Agroenergia de Fátima do Sul.

A intenção é aumentar a produção, mas, para isso, a UFGD precisa de da principal matéria-prima, o etanol. “Queremos estender o projeto para atender também a rede municipal de saúde, que trabalha para toda a região. Mas, para isso, precisamos de parcerias para a produção”, explicou Wesley.

Conforme a pró-reitora de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa, professora Patrícia Hatsue, a interlocução entre os vários setores da UFGD e os órgãos responsáveis foi fundamental. A docente é membro da Comissão para Estudo da Viabilidade de Regulamentação Legal e Técnica da Produção de Álcool 70 e acompanhou o transporte do produto para o local indicado pela Segurança do Trabalho e pelo Corpo de Bombeiros e, ainda, verificou o seu procedimento de diluição.