Universidade oferece tratamento fisioterápico gratuito para sequelados da Covid-19 de baixa renda
Uma universidade de Campo Grande está oferecendo tratamento gratuito para pessoas de baixa renda que tiveram sequelas em decorrência da Covid-19. A doença pode deixar diversas sequelas, como problemas respiratórios, cardiovasculares, neurológicas e motoras. Para auxiliar os debilitados, a universidade, localizada na Avenida Ceará, criou o Ambulatório de Fisioterapia pós-Covid-19…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma universidade de Campo Grande está oferecendo tratamento gratuito para pessoas de baixa renda que tiveram sequelas em decorrência da Covid-19. A doença pode deixar diversas sequelas, como problemas respiratórios, cardiovasculares, neurológicas e motoras.
Para auxiliar os debilitados, a universidade, localizada na Avenida Ceará, criou o Ambulatório de Fisioterapia pós-Covid-19, dedicado ao tratamento de indivíduos com comprometimentos moderados e graves.
O serviço é gratuito e destinado a pessoas de baixa renda (com até dois salários mínimos). Os agendamentos deverão ser feitos pelo telefone 99613-3710, das 8h às 12h.
Conforme divulgado pela instituição, para a primeira consulta, será preciso levar os documentos pessoais, encaminhamento médico de tratamento das sequelas, bem como, a carta de alta e os exames, conforme explica o professor do curso de Fisioterapia da Uniderp, Melk Mussato.
“O paciente passará por duas sessões de avaliação: uma para anamnese [entrevista] e outra para análise física e respiratória. No terceiro encontro, os profissionais apresentarão o plano de intervenção [tratamento] individualizado”, disse.
Funcionamento
Desde o dia 21 de setembro, a clínica conta com acadêmicos do último semestre do curso de Fisioterapia que realizam o atendimento supervisionados por professores.
Os primeiros pacientes foram encaminhados pelo Hospital Regional, unidade referência para o tratamento da doença no Estado.
Melk informou que o local está cumprindo protocolos de biossegurança, com distanciamento social e proteção individual. Além disso, a triagem é feita nos pacientes que serão atendidos e também nos acompanhantes e terapeutas.
Fisioterapia para sequelados
O fisioterapeuta é um dos profissionais que compõe a equipe multidisciplinar no tratamento de pacientes com a Covid-19 e exerce um papel essencial também na recuperação dessas pessoas através da reabilitação cardiorrespiratória com a utilização de técnicas e exercícios específicos para melhorar a capacidade funcional e ventilatória.
“O tempo de internação prolongado e as intervenções e medicações utilizadas na UTI podem deixar sequelas que reduzem bastante a qualidade de vida após a alta hospitalar”, explicou a professora Ana Carolina dos Santos Demarchi.
O fisioterapeuta atuará também na busca pela melhora da força e resistência da musculatura respiratória, bem como todo o corpo.
“A fisioterapia tem como objetivo minimizar os efeitos deletérios da doença e da internação prolongada, devolvendo ao paciente a sua qualidade de vida e independência para a realização de suas atividades de vida diária”, afirmou a docente.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Precisa de médico? Confira a escala plantonista de unidades de saúde de Campo Grande
Mais de 60 profissionais atuam em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde)
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.