Para esclarecer as dúvidas e alinhar as orientações institucionais entre os professores, técnicos-administrativos e estudantes, a UFMS criou o Guia de Atividades Acadêmicas durante a Covid-19, que já está em sua versão 3.0.

O guia, disponível em ufms.br/coronavirus, traz diretrizes e dicas sobre o Ensino Remoto de Emergência (ERE) para graduação e . Para os professores, os tópicos abrangem desde truques disponíveis nas plataformas utilizadas para realização das aulas, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o Google Meet, até o reforço da importância da manutenção da saúde mental durante este período e da valorização desta importante profissão.

Para os estudantes de graduação, conselhos como fazer o download das aulas para utilização única dos dados de e de organização pessoal, e dicas para os estudantes surdos. Também há recomendações aos programas e projetos de pesquisa e extensão, como os links para acompanhar os editais e dicas de execução das ações. Já as orientações específicas para a pós-graduação são no âmbito do uso de laboratórios e a realização de bancas e avaliações, por exemplo.

Um tópico relevante do guia é chamado “Cuidados com as pessoas”. Nele, informa-se que servidores e estudantes que compõem grupos de risco foram contatados pela instituição; traz o resultado dos estudos realizados que identificaram os problemas de estudo enfrentados pelos estudantes indígenas, quilombolas e com deficiência, e informa os universitários em situação de vulnerabilidade econômica sobre os editais criados para auxiliá-los neste momento pandêmico.

Regime Especial Ampliado

Ainda no âmbito do cuidado com as pessoas que compõem a comunidade acadêmica, foi publicada a instrução normativa que concede Regime Especial Ampliado para os estudantes em , permitindo que eles possam realizar as atividades práticas presenciais imprescindíveis que tenham sido retomadas em período estendido ou de maneira alternativa a partir de 4 de janeiro de 2021.

O requerimento acadêmico para adesão ao Regime Especial Ampliado está disponível nos sites prograd.ufms.br e propp.ufms.br. A modalidade pode ser solicitada por estudantes que se enquadrem em alguma das condições descritas no Art. 3º da instrução normativa (disponível abaixo).

Os contemplados terão a matrícula nas disciplinas mantidas em aberto, para conclusão em momento posterior; As disciplinas não concluídas até o término do semestre letivo não impedirão o percurso acadêmico do estudante, quando em condição de pré-requisito. Elas também poderão ser realizadas de maneira alternativa, se assim for indicado pelo professor responsável e pela coordenação do curso.