O de terá a frota ampliada de 33 para 250 ônibus nesta segunda-feira (06), para a utilização de profissionais de alguns setores, anunciou a Prefeitura. Os coletivos circularão entre 5h e 21h30. Nesta segunda, também haverá a abertura do comércio. As medidas fazem parte do combate à proliferação do novo coronavírus.

Ainda segundo a administração municipal, continuam suspensos os cartões de gratuidade de idosos e estudantes. Desde a semana passada os ônibus circulam para atender trabalhadores de serviços essenciais como hospitais, farmácias, posto de combustível além de lojas de material e construção civil.

A (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) acredita que o serviço funcionará de modo aos usuários manterem o distanciamento necessário, indispensável para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Ainda segundo a Agetran, todos os passageiros terão de viajar sentados e caso, alguém entre nos veículos insista em fazer o percurso de pé, o motorista está orientado a não retomar o trajeto. Nos terminais, o embarque será pela porta frente, passagem pela roleta, mas sem que haja o desconto de crédito adicional do passe.

Ainda segundo a agência, os ônibus sairão dos bairros até a onde será feita a integração para os ônibus que atendem os trabalhadores dos maiores hospitais da cidade, no caso Santa Casa, Cassems, Unimed e Hospital Regional.

As recomendações são as de que os usuários utilizem máscaras, preferencialmente de tecido ou tnt (tecido não tecido), mesmo para pessoas que não apresentem sintomas respiratórios, além da higienização das mãos antes e após a viajem.

Também é necessário evitar contato físico com outras pessoas, especialmente com as que apresentem febre, tosse e outros, mantendo-se há uma distância mínima de 1,5m entre indivíduos.  Cobrir completamente a boca e o nariz com um lenço de papel ou usar o antebraço para cobrir a tosse ou o espirro, evitar o contato físico com superfícies em locais públicos e evitar tocar a boca e nariz com as mãos e esfregar os olhos.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o fluxo de passageiros será monitorado, determinando-se o aumento do número de ônibus, se necessário. Os usuários podem consultar horários e itinerários no site www.consorcioguaicurus.com.br.

Já em relação aos táxis e mototáxis, o decreto 14.232, autoriza os profissionais que exploram o serviço também a fazer a entrega de mercadorias. Porém, está suspenso o transporte individual de passageiros em mototáxi.

Os veículos de transporte individual de passageiros terão de transitar com todas as janelas abertas, com passageiro viajando apenas no banco de trás, preferencialmente no lado direito, e o motorista deverá higienizar com produtos sanitizantes as maçanetas após cada corrida/viagem.