Testagem de 467 servidores do Detran-MS dá negativo para coronavírus
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) realizou na segunda-feira (1) 467 exames para testar servidores e todos os resultados deram negativo para a Covid-19, o novo coronavírus. Anteriormente, o órgão garantiu que a testagem teria 86% de precisão, mas servidores questionaram a escolha o teste rápido para verificar a doença. De acordo com ofício encaminhado […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) realizou na segunda-feira (1) 467 exames para testar servidores e todos os resultados deram negativo para a Covid-19, o novo coronavírus. Anteriormente, o órgão garantiu que a testagem teria 86% de precisão, mas servidores questionaram a escolha o teste rápido para verificar a doença.
De acordo com ofício encaminhado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) ao presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, os exames foram realizados durante um período de 7 horas, entre às 8h40 às 15h40, onde todos os servidores foram testados. Por fim, o resultado teria apontado que nenhum colaborador foi contaminado pelo vírus.
No entanto, o documento explica que o resultado não exclui totalmente o diagnóstico de coronavírus. “Ressalto que o resultado do teste isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico de COVID-19. Contudo, em conjunto com as informações clínico epidemiológicas é possível que o resultado do teste seja utilizado para qualificar a decisão dos profissionais de saúde”, diz trecho de ofício da SES.
O resultado do teste saiu no mesmo dia e foi informado para os servidores por meio de SMS, e-mail e a SES deixou disponível no site da secretaria.
Servidores questionaram eficácia do teste
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) rebateu os servidores após ser questionado sobre a eficácia do teste rápido, que foi usado para testar mais 450 colaboradores do órgão depois de dois casos positivos da Covid-19 dentro do departamento. O órgão afirma que o testagem tem 86% de precisão em identificar a doença.
Temendo por um surto de coronavírus dentro das repartições, os servidores estavam com medo da exposição ao vírus e questionaram que o melhor exame para ter mais eficiência para identificar a Covid-19 seria o PCR (do inglês polymerase chain reaction).
De acordo com o Sindetran (Sindicato dos Servidores do Detran), o temor é que se um servidor estiver com o vírus e os anticorpos ainda não estiverem se manifestado, o teste pode dar negativo para a doença e, diante disso, a rotina de trabalho pode voltar ao normal. Muitos servidores precisarão viajar ao interior de MS para procedimentos do órgão.
Mas o Detran-MS garante que a eficácia do teste rápido é comprovada e vai ajudar a identificar eventuais infectados. “O teste rápido – SARS-CoV-2, aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS tem 86% sensibilidade para detectar o vírus e ele justamente serve para detectar se tem o anticorpos contra o vírus ou não”, disse por meio de assessoria de imprensa.
Outro questionamento feito pelo servidores, foi que o segundo servidor a ter contraído o vírus não teve a identidade informada para os demais servidores, pois possibilitaria identificar onde poderiam ter mais suspeitas de infectados. Mas o Detran explicou que a escolha de não ser identificado foi do servidor.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.