Taxa de contágio aumenta em MS e secretário atribui às aglomerações do feriadão
A taxa de contágio aumentou e chegou a 1,04 nesta terça-feira (22) em Mato Grosso do Sul. O índice passava por uma queda a expectativa era de que MS chegasse 1 ainda nesta semana, porém a taxa voltou a aumentar. O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, atribuiu o aumento às aglomerações no feriadão do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A taxa de contágio aumentou e chegou a 1,04 nesta terça-feira (22) em Mato Grosso do Sul. O índice passava por uma queda a expectativa era de que MS chegasse 1 ainda nesta semana, porém a taxa voltou a aumentar. O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, atribuiu o aumento às aglomerações no feriadão do Dia da Independência.
A taxa de transmissão em 1,04 quer dizer que a cada 100 pacientes com coronavírus podem infectar 104 pessoas em MS. Na segunda-feira (21), o índice estava em 1,03 e no domingo (20) estava em 1,01. Para Geraldo Resende, o aumento aconteceu como consequência das aglomerações que aconteceram há duas semanas.
“Estamos colhendo o que plantamos 14 dias atrás. Eu já tinha dito de iríamos colher frutos daquele afrouxamento geral que houve em Bonito, Rio Verde, na Capital e em vários municípios do interior. A gente vê que a taxa de contágio volta a aumentar devido a esse relaxamento”, frisa.
No dia 7 de setembro, quando aconteciam as aglomerações em Bonito, o município tinha 433 casos de coronavírus. Nesta terça-feira (22), Bonito tem 489 casos, com um aumento de 12,9%. No caso de Rio Verde, o número de casos passou de 166 casos confirmados para 202, um aumento de 21,6%. Na Capital, o número de casos passou de 23.350 casos para 28.595, aumento de 22,4%.
Farra do feriado
A cidade de Bonito, a 300 km de Campo Grande, é o principal destino de ecoturismo de Mato Grosso do Sul e um dos principais do Brasil. Conhecida mundialmente pelas águas cristalinas, a cidade enfrentou uma fila de turistas no feriado do Dia da Independência. Com o feriadão, o município ficou com uma taxa de isolamento social de 37,06%, bem abaixo do recomendado.
A cidade de Rio Verde de Mato Grosso, a 194 km de Campo Grande, está entre os principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul. Com balneários com rios e cachoeiras, a cidade atraiu muitos turistas durante o feriado e tem uma taxa de isolamento de 31,40%. Na noite de domingo (6), imagens enviadas por um leitor ao Jornal Midiamax mostraram a cidade lotada e aglomeração de pessoas na praça das Américas.
“Aqui não estão nem aí para a saúde, só querem lucrar [com o turismo]. E as famílias que perderam seus entes queridos para Covid-19? Isso é uma vergonha”, disse um morador.
Casos em MS
Mato Grosso do Sul já soma 64.959 casos confirmados de Covid-19, com 926 novos registros nesta terça-feira (22). Com bases nos números, a média móvel no Estado foi calculada em 666 casos por dia, nos últimos 7 dias. O boletim traz que nas últimas 24 horas foram registrados 12 óbitos, elevando o total de vítimas fatais em MS para 1.191 e a média móvel em 12,14 óbitos por dia, nos últimos 7 dias, além de taxa de letalidade de 1,8%.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.