SES fecha laboratório particular por testes de coronavírus com falso-positivo em Campo Grande
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) anunciou nesta segunda-feira (4) que interditou uma unidade de laboratório privado de Mato Grosso do Sul, devido a constatação de irregularidades na realização de testes de diagnóstico de Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Segundo o titular da SES, Geraldo Resende, uma das unidades foi interditada e terá 7 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) anunciou nesta segunda-feira (4) que interditou uma unidade de laboratório privado de Mato Grosso do Sul, devido a constatação de irregularidades na realização de testes de diagnóstico de Covid-19, causada pelo novo coronavírus.
Segundo o titular da SES, Geraldo Resende, uma das unidades foi interditada e terá 7 dias para recorrer da ação, enquanto uma segunda unidade teve suspensão da feitura de exames de Covid-19 – tanto o RT-PCR (biologia molecular), como o teste rápido.
“As unidades forneceram exames que não estavam dentro do padrão exigido pela SES e muitos dos exames deram falso-positivos, enquanto a literatura aponta que os testes rápido tem um grande percentual de falso-negativos. Estou pedindo para o nosso jurídico tomar todas as consequências. É uma determinação do governador tomar atitudes para que não cause pânico”, declarou Resende, durante transmissão ao vivo na internet.
No sábado, a SES já havia adiantado que a pasta irá exigir, tanto de laboratórios públicos como particulares, a certificação dos testes de Covid-19, devido incidência de resultados com falso-positivo. Uma resolução, a ser publicada, determinará que todas as instituições públicas e privadas serão obrigadas a fornecer lista de testes, tanto de positivos como negativos, além do quantitativo de testes realizados, o certificado dos testes no INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) e se foram aprovados na Anvisa.
Em Campo Grande, os testes particulares de Covid-19 podem superar os R$ 300. Resende não revelou quais unidades foram autuadas pela Vigilância estadual. A reportagem questionou a SES o nome dos laboratórios autuados, como a pasta identificou os falso-positivos e se tais exames chegaram a integrar o boletim epidemiológico. A SES pontuou que não revelará os nomes e destacou que os resultados falsos não integraram as estatísticas.
O mesmo questionamento já havia sido feito no sábado. No domingo (3), a SES enviou nota destacando a cidadão a se certificarem se o teste rápido possui aprovação na Anvisa e no INCQS. Confira a nota na íntegra:
“Cabe à Secretaria de Estado de Saúde computabilizar os dados informados pelos municípios e ratificá-los ao Ministério da Saúde. Os dados de testes rápidos contabilizados são dos testes enviados pelo Ministério da Saúde, aprovados pela Anvisa e certificados por qualidade, pelo INCQS (Instituto Nacional Controle Qualidade em Saúde).
Sendo assim, a resolução da SES a ser publicada determinará que os estabelecimentos públicos e privados informem os testes realizados, seus números de lotes e o resultado individualizados dos mesmos, a partir da confirmação do teste rápido (validado pela Anvisa e certificado pelo INCQS), e só assim os resultados sairão no boletim epidemiológico.
Sobre a fala do Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, na transmissão ao vivo, do dia 02 de maio, o mesmo alertou a população em relação à falta de qualificação de INCQS para testes rápidos, fato que já está em ampla repercussão nacional.
Seu objetivo foi alertar a população que tem autonomia para buscar o feitio de teste rápido, em qualquer estabelecimento privado, orientando que o cidadão se certifique que o teste rápido possua essas duas aprovações: Anvisa e INCQS”.
* Alterada às 11h40 para acréscimo de informação.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.