Rotatória da Joaquim Murtinho terá 15 semáforos para organizar trânsito

As obras da rotatória da Joaquim Murtinho com a Zahran avançam e já chegaram a uma nova etapa, que realiza a pavimentação na alça de acesso aberta na rotatória. Com a obra, a rotatória deve receber 15 semáforos, que vão organizar o fluxo de motoristas. O trecho deve receber o recapeamento na rua Ceará, entre […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As obras da rotatória da Joaquim Murtinho com a Zahran avançam e já chegaram a uma nova etapa, que realiza a pavimentação na alça de acesso aberta na rotatória. Com a obra, a rotatória deve receber 15 semáforos, que vão organizar o fluxo de motoristas.

O trecho deve receber o recapeamento na rua Ceará, entre o cruzamento com a Joaquim Murtinho e o início da Zahran. Com abertura desta alça, que cortou a antiga rotatória, quem vem pela Zahran poderá seguir em frente para chegar na rua Ceará. No local, haverá duas pistas de rolamento.

O canteiro central avançará quatro metros para instalação de 15 semáforos, que regularão os fluxos, mantendo todas as conversões. Na rotatória da Ceará/Joaquim Murtinho, que será removida, as alças de acesso terão 23 semáforos para garantir todas as conversões e receberão pavimentação até segunda-feira.

Os técnicos da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) avaliam que haverá maior fluidez do tráfego, principalmente para quem vem pela Ceará e quer seguir em direção ao centro da cidade pela Joaquim Murtinho.

Obras em rotatórias

Desde 2017, esta é a terceira intervenção em rotatórias promovida pela Prefeitura.  Eram locais que registravam congestionamentos até a implantação do projeto de semaforização desenvolvido pela Agetran.

A rotatória da Joaquim Murtinho, que passa por obras no momento, recebe um volume de tráfego maior do que as outras rotatórias que já foram ‘semaforizadas’. A rotatória da Joaquim Murtinho recebe um fluxo de 68 mil veículos por dia, enquanto o da Mato Grosso com Nely Martins recebe 38 mil veículos por dia e a Interlagos com a Gury Marques recebe 44 mil por dia.

Paralelamente, já está sendo implantado o projeto de modernização dos semáforos da Avenida Elias Zahran, onde está prevista a implantação de fibra óptica, que vai possibilitar o sincronismo dos equipamentos, com a instalação de novos controladores. Isso permitirá (quando houver uma central de monitoramento na Agetran) o ajuste praticamente online do tempo dos sinais.

A Agetran está instalando câmeras nos semáforos para a contagem do fluxo de veículos. Este levantamento servirá de base para o ajustamento do tempo de verde e vermelho da Zahran e das ruas transversais. A mudança online do tempo dos semáforos será possível quando for instalada a central de monitoramento de trânsito.

Conteúdos relacionados