Ribeirinhos que vivem na região da Serra do Amolar, ao Norte de foram resgatados por bombeiros de e do Paraná, durante combate a um grande incêndio florestal que ocorre na região desde segunda-feira (21). Mesmo com a que caiu em Mato Grosso do Sul, os incêndios continuam.

Segundo os bombeiros, o forte vento deslocou o fogo em direção à comunidade ribeirinha da Serra Negra, situada ao lado da reserva Novos Dourados, e assim, as pessoas tiveram que ser retiradas do local.

Situada na divisa com Mato Grosso, a região do Amolar, concentra atualmente os focos de calor em Mato Grosso do Sul, nas margens do Rio Paraguai, entre a serra e a comunidade da Barra do São Lourenço, no limite com o Parque Nacional do Pantanal. Os militares percorreram mais de 200 quilômetros de barco, a partir de Corumbá, para chegar à área atingida pelo fogo.

“O fogo avançou sobre as casas, com o vento forte espalhando fagulhas e contribuindo para que as chamas cruzassem o rio, apesar de sua largura”, disse o tenente paranaense Pedro Rocha de Faria ao site Idest.

Ao todo foram resgatadas sete pessoas de três casas, durante a noite, e levadas para a escola municipal que funciona na comunidade da Barra do São Lourenço, rio acima. Os bombeiros irão nesta quarta-feira (23), a região para reforçar o combate aos incêndios.