Reta final: Obras de drenagem no Cidade Morena devem ser concluídas em 3 semanas

As obras de drenagem e controle de enchentes no bairro Cidade Morena, em Campo Grande, devem ser concluídas nas próximas três semanas. Os serviços foram retomados depois de uma paralisação de 6 meses e agora estão na reta final. No local as obras foram retomadas há três meses e as equipes da empreiteira responsável pelo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As obras de drenagem e controle de enchentes no bairro Cidade Morena, em Campo Grande, devem ser concluídas nas próximas três semanas. Os serviços foram retomados depois de uma paralisação de 6 meses e agora estão na reta final.

No local as obras foram retomadas há três meses e as equipes da empreiteira responsável pelo trabalho, já implantaram 1,5 mil metros de tubulação previstos no projeto.

Agora estão sendo construídas as últimas galerias e a recompactação das ruas onde foram abertas, para colocação dos tubos, as valetas de até 3 metros de profundidade.

Uma outra frente de trabalho fecha a cratera com 300 metros de extensão e 3,5 de profundidade, formada ao longo dos anos na parte mais baixa do bairro, às margens da avenida Gury Marques.

E de acordo com a Prefeitura, foram instalados 223,6 metros de galerias celulares, estrutura de concreto, cada uma pesando 25 toneladas e com 2,5 metros de largura.

No local serão construídas 5 caixas de captação para escoamento da enxurrada até o Córrego Gameleira após passar pela travessia existente sob as duas pistas da avenida.

No sentido contrário da pista, foi construído um dissipador de energia (uma espécie de escada que reduz a velocidade da água) e para proteger os barrancos, foram feitos 203 metros cúbicos de gabião (com 5 degraus) para estabilizar as margens e com isto evitar que haja erosão.

Receberam a tubulação as ruas Salmorão; Israelândia, Ubirajara Guarani, Jaguariúna, Floreal, Inconfidentes, Travessa Manoel José de Toledo e Buenópolis. As galerias projetadas para a Buenópolis vão captar as águas pluviais que descem pela Rua Minas Novas.

Investimento

Nas obras estão sendo investidos R$ 2,8 milhões para implantação de 1,5 quilômetro de tubulação, 203 metros de galerias celulares e 220 metros cúbicos de gabião. Toda esta estrutura vai captar a enxurrada que desce das Moreninhas e da drenagem implantada na parte do bairro que já foi asfaltada.

Conteúdos relacionados