Pular para o conteúdo
Cotidiano

Reinaldo veta projeto que criaria programa de reflorestamento do Cerrado

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), vetou projeto de lei que criaria o Programa Raízes do Cerrado. O texto explicando as razões do veto foi publicado na edição desta terça-feira (8) do DOE (Diário Oficial Eletrônico). De autoria do deputado estadual João Henrique Catan (PL), a matéria previa que que o […]
Arquivo -

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), vetou que criaria o Programa Raízes do Cerrado. O texto explicando as razões do veto foi publicado na edição desta terça-feira (8) do DOE (Diário Oficial Eletrônico).

De autoria do João Henrique Catan (PL), a matéria previa que que o corte e a poda de árvores, realizados por empresas e concessionárias de serviço público, que causarem derruba ou provocarem dano ambiental coletivo, alteração do desenvolvimento natural ou morte de árvores em áreas públicas, ficarão obrigadas a plantar, no mínimo, cinco árvores frutíferas típicas do Cerrado.

Mas em sua justificativa, Reinaldo alegou que legislar sobre esse tema é de competência exclusiva do Poder Executivo, dividindo atribuições entre todos os entes, da União, aos Estados e municípios.

“A  propositura denota típica manifestação do poder de polícia do município, na medida em que há a imposição de multa e o dever de fiscalização pela secretaria municipal, violando o princípio federativo, uma vez que trata de matéria de interesse predominante dos munícipes, encontrando fundamento no poder de polícia inerente à administração pública municipal”, escreveu.

O chefe do Executivo estadual citou ainda que a (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) já orienta as prefeituras a elaborar Plano de Arborização Urbana.

“Trata-se, portanto, de instrumento complementar e em sintonia com o Plano Diretor. Por fim, o presente veto não impede a criação de instrumentos administrativos, em cooperação com os municípios, que venham a alcançar o objetivo da presente proposta”, finalizou o tucano.

A proposta foi aprovada em primeira e segunda discussões na Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) nos dias 10 e 11 de novembro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Me levaram porque sou famoso”: Davi Brito se pronuncia após ser detido em blitz

serc/ucdb

Serc/UCDB fica no empate com ADTB (PR) em estreia na Supercopa Feminina de Futsal

depac golpe

Idosa perde R$ 13,6 mil guardados em banco ao cair em golpe

ovo de pascoa

Criança de 7 anos morre após comer Ovo de Páscoa entregue por desconhecido

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

pupy elefanta posto de gasolina 2

Viaja deitada? 8 fatos sobre Pupy, a elefanta que parou em posto de gasolina em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Defensoria realiza mutirão de vagas escolares em Dourados

Últimas Notícias

Polícia

Agora: Mulher morre em confronto com equipe da Romu em Campo Grande

confronto teve início no cruzamento entre a Rua Bom Jesus e Ferradura, e seguiu até a Rua da Divisão

Polícia

Idoso recebe chamada de vídeo de suposto gerente de banco e perde R$ 37 mil em golpe

Acreditando estar em contato com um representante oficial do banco, o idoso forneceu os dados bancários pessoais

Cotidiano

Morte de idosa expõe falta de ambulância e sucateamento em cidade de MS

Única ambulância em funcionamento na rede municipal de saúde não estava disponível

Cotidiano

Alunos da rede escolar de Campo Grande terão novo uniforma em 2026

A prefeita Adriane Lopes (PP) divulgou nas redes sociais o novo uniforme da Reme (Rede Municipal de Ensino) para o ano letivo de 2026. O kit traz algumas novidades para o próximo ano. A principal mudança das novas peças de roupa está nas cores. O azul-claro do tecido e um tom mais escuro para a … Continued