Reinaldo veta projeto que criaria programa de reflorestamento do Cerrado
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), vetou projeto de lei que criaria o Programa Raízes do Cerrado. O texto explicando as razões do veto foi publicado na edição desta terça-feira (8) do DOE (Diário Oficial Eletrônico). De autoria do deputado estadual João Henrique Catan (PL), a matéria previa que que o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), vetou projeto de lei que criaria o Programa Raízes do Cerrado. O texto explicando as razões do veto foi publicado na edição desta terça-feira (8) do DOE (Diário Oficial Eletrônico).
De autoria do deputado estadual João Henrique Catan (PL), a matéria previa que que o corte e a poda de árvores, realizados por empresas e concessionárias de serviço público, que causarem derruba ou provocarem dano ambiental coletivo, alteração do desenvolvimento natural ou morte de árvores em áreas públicas, ficarão obrigadas a plantar, no mínimo, cinco árvores frutíferas típicas do Cerrado.
Mas em sua justificativa, Reinaldo alegou que legislar sobre esse tema é de competência exclusiva do Poder Executivo, dividindo atribuições entre todos os entes, da União, aos Estados e municípios.
“A propositura denota típica manifestação do poder de polícia do município, na medida em que há a imposição de multa e o dever de fiscalização pela secretaria municipal, violando o princípio federativo, uma vez que trata de matéria de interesse predominante dos munícipes, encontrando fundamento no poder de polícia inerente à administração pública municipal”, escreveu.
O chefe do Executivo estadual citou ainda que a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) já orienta as prefeituras a elaborar Plano de Arborização Urbana.
“Trata-se, portanto, de instrumento complementar e em sintonia com o Plano Diretor. Por fim, o presente veto não impede a criação de instrumentos administrativos, em cooperação com os municípios, que venham a alcançar o objetivo da presente proposta”, finalizou o tucano.
A proposta foi aprovada em primeira e segunda discussões na Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) nos dias 10 e 11 de novembro.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Estudantes que irão fazer o Enade devem preencher questionário ainda neste sábado
Prova será aplicada no domingo (24) para 283.550 acadêmicos inscritos
Ministra do Meio Ambiente avalia COP29 como uma ‘experiência difícil’
Marina também se referiu à COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2025como a “COP das COPs”, destacando sua importância simbólica e estratégica para a restauração da Amazônia e o enfrentamento das crises climáticas
Botafogo empata no final contra o Vitória, mas perde a liderança do Brasileiro
Palmeiras assumiu a liderança, com os mesmos 70 pontos alcançados pelo Botafogo. Equipes se enfrentam na terça-feira
Contra o lanterna, Palmeiras faz o mínimo mas vence e assume a liderança do Brasileiro
Com o empate do Botafogo, paulistas lideram a competição
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.