Começa nesta segunda-feira (4) o recesso escolar das 345 unidades da REE (Rede Estadual de Ensino), que foi antecipado de julho para maio, em razão da pandemia do novo . Até então, as aulas ocorriam à distância, desde que um suspendeu as aulas presenciais, ainda em março, em todos os 79 municípios de MS.

Na prática, o período que decorreu até último dia 30 de abril deu como concluso o primeiro bimestre deste ano letivo. O recesso vai desta segunda até o próximo dia 18, sendo seguido pelas aulas do 2º e 3º bimestres, sequencialmente. Segundo a SES (Secretaria de Estado de Educação), as datas de início e fim do 4º bimestre seguem inalteradas.

As Aulas Remotas Vinculantes foram adotadas em MS desde o dia 23 de março, por meio de plataformas de estudo on-line, aplicativos de mensagens, sites para compartilhamento de conteúdo multimídia e parcerias para a realização das atividades virtuais.

A rotina dos da REE também foi alterada. Eles passaram a atuar no regime de teletrabalho, com o envio das atividades de forma remota, e fizeram o uso de diversas ferramentas para orientar e acompanhar desempenho dos estudantes.

Nas unidades físicas, o funcionamento ocorreu de forma escalonada, com atendimentos pontuais para casos urgentes, a fim de evitar aglomerações. A SES destaca que, nas últimas semanas, as unidades passaram a trabalhar na distribuição dos kits de alimentação, que ainda seguem sendo entregues por algumas escolas durante o período de recesso.

No contexto da pandemia, a SES firmou parceria com a empresa Google no último dia 22 para o uso das ferramentas voltadas para educação à distância (GSuite for Education), como o Google Sala de Aula, Google Drive, Gmail e Agenda, que estão sendo usados gratuitamente pelo corpo docente e discente.