A quarentena em continua com restrição de estabelecimentos em Campo Grande pelo menos até o dia 6 de abril, próxima segunda-feira. Com isso, as regras permitem que apenas parte dos serviços, que foram considerados essenciais, poderão funcionar, inclusive neste fim de semana. A recomendação ainda é para que as pessoas fiquem em suas casas.

Além do toque de recolher, que desde a quinta-feira (2) começou mais cedo, os ônibus seguem restritos aos funcionários de serviços essenciais, inclusive da saúde. Os passes estudantis e de idosos seguem suspensos.

Vale lembrar que, a partir da próxima terça-feira (7), as disposições dos decretos atuais vencerão e, com isso, a Prefeitura de Campo Grande já anunciou novas medidas, como a abertura gradual do comércio. Clique AQUI para conferir o que muda.

Confira o tem autorização para funcionar neste fim de semana:

Ônibus

Os ônibus voltaram a atender os trabalhadores que atuam em serviços considerados essenciais nesta terça-feira (31) em Campo Grande, mas apenas para estes segmentos, que precisam estar munidos de identificação para embarcar nos veículos. São 10 linhas que saem dos bairros e vão para a e de lá partem ônibus que passam por hospitais como Santa Casa, e Unimed. Haverá circulação das 5h às 8h, das 9h50min às 13h, das 15h50min às 20h30min.

Mercados, supermercados, conveniências e farmácias e revendas

Os estabelecimentos podem funcionar, desde que adotem as medidas preventivas de higienização e que tomem providências para assepsia do local e evitem formação de aglomerações. Durante o toque de recolher – das 20h às 5h – só poderão funcionar locais que tenham sistema de delivery. O mesmo vale para lojas de conveniência, lojas de venda de alimentação para animais, distribuidores de gás, lojas de venda de água mineral, padarias, restaurantes e lanchonetes e postos de combustível.

Casas lotéricas

Reabertas desde a sexta-feira passada (27 de março), as casas lotéricas funcionam, mas com restrições. Neste sábado, só poderão funcionar das 9h às 17h. As agências devem fazer a higienização completa do local e, depois, de duas em duas horas nova higienização. Todos os funcionários devem usar máscaras e luvas. O estabelecimento terá a lotação máxima que permita distância de 1,5 metro de um para o outro, incluindo os caixas. Todos os locais devem dispor de álcool em gel.

Restaurantes

O funcionamento será permitido, desde que a lotação máxima seja reduzida em 70% da capacidade normal. Também é exigida higienização completa do local antes da abertura e após o dos trabalhos. Utensílios e máquinas de cartão devem ser higienizados com produtos como álcool. A distância mínima entre as mesas será de dois metros. Todos os funcionários devem utilizar equipamentos de proteção individual para prevenção, como luvas e máscaras descartáveis.

Indústrias

As indústrias podem abrir, desde que cumpram notas técnicas, fornecendo lavatórios com água e sabão; orientando os trabalhadores; limpeza e higienização de superfícies; restrição da entrada de pessoas não autorizadas; distanciamento com mínimo de 1,5 metro.

Construção Civil

Similares à indústria, a construção civil pode funcionar com fornecimento de produtos de higienização; limpeza das ferramentas e equipamentos; esterilização de grandes superfícies; restrição da entrada de terceiros, incluindo fornecedores; máximo de 20 trabalhadores, sempre usando equipamentos de proteção.