Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande já teve quase mil denúncias contra empresas por desrespeitar quarentena

Até às 11h38 desta terça-feira (24), a Ouvidoria da Prefeitura de Campo Grande já recebeu 943 denúncias de violação do decreto municipal que limitou o funcionamento de estabelecimentos comerciais em Campo Grande, conforme informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). A maior parte das denúncias se referem a locais que deveriam estar fechados e a […]
Arquivo -

Até às 11h38 desta terça-feira (24), a Ouvidoria da Prefeitura de já recebeu 943 denúncias de violação do decreto municipal que limitou o funcionamento de estabelecimentos comerciais em Campo Grande, conforme informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

A maior parte das denúncias se referem a locais que deveriam estar fechados e a outros que, mesmo autorizados, favorecem aglomerações, como foi o caso do call center BTCC, que na sexta-feira (20) e no sábado (21) foi interditado pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária. O espaço foi reaberto na segunda-feira (23) após garantir as medidas preventivas, como espaçamento entre as estações de trabalho e limitação do número de funcionários por setor.

Desde que o decreto foi publicado, a rotina da coordenadoria, com apoio da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da (Secretaria Municipal de e Desenvolvimento Urbano) foi marcada por fiscalizações in loco com base nas centenas de denúncias. A força-tarefa chegou, em alguns momentos, a ficar sobrecarregada.

O MPT (Ministério Público do Trabalho) também tem sido ponto de recebimento de denúncias de empregadores que colocaram em risco a saúde dos trabalhadores. Segundo o órgão, em três dias foram 21 denúncias formalizadas.

Nesta terça, a Vigilância Sanitária deve percorrer os bairros para fiscalizar estabelecimentos que não estão cumprindo a quarentena em Campo Grande. Em parceria com a Semadur, são 12 equipes nas ruas, que vão fiscalizar 80 estabelecimentos nos bairros.

Penalidades

Conforme o decreto n.º. 14.199/20, o funcionamento de estabelecimentos autorizados deverá ser feito com no máximo 20 operadores trabalhando simultaneamente, garantindo, também, distância mínima de 2 metros entre estações de trabalho – como baias e caixas de supermercado – e disponibilização de álcool em gel, além de intensificação da limpeza.

Os estabelecimentos que forem flagrados violando a determinação poderão ser autuados, interditados, multados e até mesmo terem o alvará de funcionamento cassado pelo município.

Onde denunciar

De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, todos os estabelecimentos que estiverem funcionando com mais de 20 pessoas dentro, que não estejam cumprindo o decreto e desrespeito as recomendações, devem ser denunciados. “Nós faremos a e o responsável por inclusive perder o alvará”, disse anteriormente à reportagem o secretário municipal de Meio Ambiente, Luís Eduardo Costa.

A denúncia pode ser feita na Ouvidoria do município (www.campogrande.ms.gov.br/ouvidoria, por chat, 67 98478-4349, por WhatsApp, e 67 4042-4923 ou 3314-4639, por telefone), na Vigilância Sanitária (67 3314-9955), ou no Procon Municipal (67 98469-1001, WhatsApp).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
nova andradina

TRE-MS absolve prefeito e vice de Nova Andradina acusados por abuso dos meios de comunicação

Aneel envia equipe ao Paraná para apurar origem de apagão

Colega de trabalho, motorista de caminhão responde por morte de funcionário da Solurb

Senado aprova penas mais duras para crimes violentos e texto segue para a Câmara

Notícias mais lidas agora

Após denúncia no Conselho Nacional, MPMS suspende locação milionária de 750 iPhones

‘Iria mexer com a rotina da cidade’: professor da Maria Constança revela sonho para o vôlei após Supercopa

consórcio guaicurus

Consórcio Guaicurus ameaça suspender vale-transporte se Justiça não anular multas

Corpo de adolescente que desapareceu ao sair para pescar é encontrado

Últimas Notícias

Polícia

Professor acusado de estuprar criança é transferido ao presídio

A Justiça já tinha convertido o flagrante em prisão preventiva

Esportes

Flaco dá assistência, mas passa em ‘branco’ na goleada da Argentina em amistoso com Porto Rico

Comandada por Lionel Messi e com o palmeirense Flaco López como centroavante

Polícia

Acusada de tentativa de homicídio, vereadora na fronteira perde mandato

Ela foi encaminhada nesta segunda-feira (13) para a Penitenciária Regional

Esportes

Nova temporada do NBB é lançada oficialmente em São Paulo

A ideia, segundo os organizadores da competição, é “fortalecer a identidade do basquete brasileiro”