A Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e a Lienca (Liga das Escolas de Samba) estudam mudar a data do Carnaval de rua de para maio de 2021. Uma nova reunião para discutir a mudança no calendário acontece na próxima quarta-feira (2).

De acordo com o secretário da pasta, Max Freitas, a ideia partiu da própria liga das escolas, em razão da proximidade com as tradicionais festas de fim de ano e levantamento de casos de coronavírus na Capital.

“Não deve haver cancelamento, mas sim adiamento do Carnaval. Nós ainda estamos discutindo isso, pois é uma data importante culturalmente”, explicou.

Além disso, Freitas ressalta que a data não deve seguir o calendário de outros estados como a e Rio de janeiro que marcaram a festa popular para o mês de junho de 2021. “Nós pretendemos ter uma data única e própria”, comentou.

Festas de fim de ano

As festividades presenciais na já foram canceladas pela prefeitura municipal, para evitar aglomeração, sobre a virada do ano, o secretário comenta que eventos alusivos devem ser programados em pontos espelhados da cidade.

“A queima de fogos não acontece por uma questão ambiental, determinada por lei, mas eventos deve presencias também ser descartados”, finaliza.