Sem data anunciada e de forma gradativa, as 71 unidades básicas de saúde e de saúde da família também farão testes rápidos de coronavírus, causador da Covid-19. O objetivo é descentralizar a coleta em pacientes que apresentem sintomas há pelo menos sete dias.

De acordo com a Prefeitura, o município recebeu nesta semana uma remessa com 7,5 mil testes do Governo do estado que podem ser disponibilizadas nos postos de saúde.

Além disso há a expectativa da chegada de mais 50 mil testes, que devem ser enviados pelo Governo Federal e também há um processo de compra aberto pela Prefeitura de de 50 mil unidades, sendo que 11 mil já foram entregues.

Vale destacar que atualmente, os testes são realizados por meio de agendamento no do Corpo de Bombeiros, na Rua 14 de Julho e na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, na Rua Bahia. E também por demanda espontânea no Polo de Atendimento localizado no , no Aero Rancho.

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) caso o paciente seja assintomático não poderá realizar o teste. Se a pessoa estiver em contato com alguém sintomático, o indicado é ficar em .

A secretaria ainda destaca que nos casos em que algum membro da família testa positivo para a Covid-19,  todos do grupo familiar são orientados a ficar em isolamento, recebendo atestado de 14 dias para observação dos sintomas. Se houver piora, é necessário procurar novamente o serviço de saúde, caso contrário, respeitar o isolamento em casa e, somente depois desse período, voltar às atividades.