População ignora isolamento no feriadão e movimento nas barreiras sanitárias cresceu 20%
Volume de abordagens nas barreiras sanitárias aumentou em comparação do feriado do Dia do Trabalhador, com 64,4 mil pessoas vistoriadas.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A CCS-MS (Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul) registrou aumento no fluxo de pessoas nas estradas que cortam o Estado durante o feriadão de Corpus Christi –entre quinta-feira (11) e domingo (14)–, com 64,4 mil pessoas sendo abordadas nas barreiras sanitárias. O número tem crescido nos feriados prolongados.
A média foi de 16 mil pessoas por dia, e o total de viajantes foi 20% maior que os 54 mil registrados no feriado prolongado do Dia do Trabalhador (1º de maio).
Caso os efeitos apontados pelas autoridades de Saúde decorrentes da alta movimentação de pessoas nos feriados prolongados se confirmem, em um intervalo de até 3 semanas o maior número de pessoas nas estradas deve impactar no volume de casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul –no momento em que o Estado vive uma crescente no total de infectados.
A CCS apontou que o movimento durante feriados prolongados só vem aumentando, uma confirmação de que a população não tem aderido às recomendações das autoridades de Saúde em relação ao isolamento social –neste domingo, Campo Grande registrou o pior índice do Brasil entre as capitais e Mato Grosso do Sul teve o quinto entre os Estados.
No feriado de Tiradentes (21 de abril), houve 49,9 mil abordagens. Na Semana Santa, foram 52,8 mil; 54 mil no Dia do Trabalhador e, agora, 64,4 mil no Corpus Christi. Entre abril e junho, o número de pessoas viajando aumentou 29%.
“Nós queremos que população também tenha conscientização. A redução do contágio só ocorre se tiver o isolamento social”, afirmou o coronel BM Hugo Djan, presidente da CCS.
Um milhão de abordagens em barreiras sanitárias
Desde 30 de março, quando foi aberta a barreira sanitária do Aeroporto Internacional de Campo Grande –uma das 17 em funcionamento–, a CCS contabilizou mais de um milhão de abordagens a pessoas em mais de 540 mil meios de transportes, com 136 casos suspeitos de Covid-19 identificados e nenhum confirmado.
A divisa com São Paulo segue como a região com maior número de abordagens: as barreiras em Bataguassu, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Anaurilândia, Três Lagoas e Selvíria registraram 711.179 pessoas abordadas.
No Aeroporto Internacional de Campo Grande, foram 9.131 abordagens desde o início das operações, com 85 aeronaves fiscalizadas.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.