Pesquisadores estudam efeitos de medicamentos homeopáticos contra Covid-19
Dentre os projetos de pesquisa aprovados no edital de ideias e ações para enfrentamento da Covid-19 uma iniciativa do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) e da Faculdade de Medicina (Famed) tem como objetivo monitorar as pessoas que apresentam síndrome respiratória inespecífica e que passaram por consulta nas unidades básicas de saúde da família (UBSFs). “A […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dentre os projetos de pesquisa aprovados no edital de ideias e ações para enfrentamento da Covid-19 uma iniciativa do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) e da Faculdade de Medicina (Famed) tem como objetivo monitorar as pessoas que apresentam síndrome respiratória inespecífica e que passaram por consulta nas unidades básicas de saúde da família (UBSFs).
“A ideia da pesquisa surgiu a partir da necessidade de utilizar os recursos médicos disponíveis para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 em nossa realidade. A homeopatia como especialidade médica e, especialmente, por meio da residência médica em Homeopatia da Famed, com base em estudos e protocolos da Associação Médica Homeopática do Brasil, optou por oferecer os benefícios dessa especialidade no tratamento oferecido a pacientes das unidades em que atuamos”, explica o coordenador da pesquisa e professor do Inisa Joaquim Dias da Mota Longo.
De acordo com Longo, 15 pesquisadores entre médicos supervisores preceptores e médicos residentes estão envolvidos no estudo. “Será atendida a população residente na área de abrangência das unidades de saúde do Tarumã e Jardim Marabá que desejarem receber a medicação homeopática”, comenta o professor.
“As pessoas que procurarem as UBSFs apresentando sintomas suspeitos de Covid-19 e demonstrarem interesse em receber o medicamento homeopático serão cadastradas e acompanhadas semanalmente pela equipe médica durante o período que durar a epidemia”, fala Joaquim. Segundo o pesquisador, o estudo pretende também verificar se haverá diminuição dos casos suspeitos de Covid-19 nesta população. “Acreditamos que esse acompanhamento também trará mais tranquilidade aos pacientes em relação à evolução da doença”, destaca.
Paralelamente, o coordenador da pesquisa esclarece que a medicação e os protocolos previstos pelo Ministério da Saúde e instituídos pela equipe da UBSF também deverão ser seguidos pelos pacientes.
“Espera-se que a medicação auxilie na diminuição dos casos e da gravidade da Covid-19. Precisamos estar unidos neste momento de pandemia e oferecer à população todos os recursos disponíveis e a homeopatia é um deles”, diz. “A homeopatia é muito bem-vinda no apoio a esse enfrentamento, pois além da reconhecida aplicação em doenças crônicas, pode atuar de forma resolutiva ou complementar em casos agudos, incluindo doenças epidêmicas”, conclui.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.