Boa notícia: Paciente de 99 anos vence coronavírus e deixa hospital em MS
Em meados de maio, Guittierre Fernandes deu entrada no Hospital Regional de Coxim –a 260 km de Campo Grande– com sintomas do novo coronavírus (Covid-19). Apontado como pessoa em situação de rua, o “andarilho”, que anos antes já havia passado pela cidade, surpreendeu ao apresentar documentos oficiais que lhe conferiam 99 anos de vida. E, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em meados de maio, Guittierre Fernandes deu entrada no Hospital Regional de Coxim –a 260 km de Campo Grande– com sintomas do novo coronavírus (Covid-19). Apontado como pessoa em situação de rua, o “andarilho”, que anos antes já havia passado pela cidade, surpreendeu ao apresentar documentos oficiais que lhe conferiam 99 anos de vida. E, neste sábado (31), tornou-se o paciente mais velho curado da doença no Estado.
Guittierre deixou a unidade de Saúde coxinense e foi levado para a Casa de Passagem, mantida pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de Coxim. “Ele foi o paciente com maior idade, mas evoluiu super bem desde o início do tratamento e teve alta, curado do coronavírus”, narrou a infectologista Camila Bravo, do HR do município, em vídeo no qual é mostrada a alta do paciente. A médica disse que o paciente chegou à unidade há 14 dias com sintomas respiratórios e diarreia. Exame de tomografia computadorizada revelou a doença em estágio avançado nos pulmões, e o exame de Covid-19 reforçou o diagnóstico.
“Ele ficou internado ao longo de todo o tratamento com antibiótico, antiparasitários e corticoides, não fez uso de cloroquina por conta da maior idade e da hipertensão, que são contraindicações”, reforçou.
O paciente fala espanhol, é lúcido e, conforme informações repassadas à reportagem pela assessoria da administração municipal, tem CPF desde o fim da década passada e documento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que confirma o nascimento em 1921. Guitterre ainda afirma ter sido combatente da Segunda Guerra Mundial. Ele chegou à cidade se apresentando como andarilho e narrando passagens por diferentes locais da região Norte –Rondônia e Acre e passagem pelo Rio Amazonas. Seu desejo seria seguir para Macapá (AP), onde alegou ter parentes. Ao longo da semana ele será encaminhado para o vínculo familiar.
É a segunda passagem do paciente por Coxim: há cerca de 2 anos ele havia passado pela cidade e se hospedado em um hotel. Agora, teria chegado de São Paulo e seguia para Mato Grosso. A equipe de Saúde do município realiza estudos para identificar o local onde Guitterre teria se contaminado com a Covid-19.
Até este domingo, Coxim registrou 7 casos positivos de coronavírus. A cidade é referência para municípios da região norte no tratamento para a doença. Em Mato Grosso do Sul, são 1.489 casos confirmados e 20 mortes.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bêbado, motorista é preso após bater em semáforo em frente ao Batalhão de Trânsito em Campo Grande
Frente do veículo ficou destruída após a batida no início da manhã deste domingo (15)
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.