Está prevista para esta sexta-feira a conclusão das de pavimentação das obras de reordenamento do trânsito nas rotatórias da Joaquim Murtinho, em . Na duas frentes, a pavimentação a ser concluída será nos trechos onde as rotatórias foram removidas para abertura de alças de acesso.

No último domingo (1º), equipes da empreiteira fizeram a sub-base da pavimentação e, nesta segunda-feira (2), está previsto o revestimento primário da base, seguindo-se a imprimação, que precede a aplicação do asfalto.

De acordo com a (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), desde novembro o cronograma de execução tem sido prejudicado pela chuva, mas também em função de algumas intercorrências, como necessidade de adequações na e da rede de água existente sob a pista da Avenida Zahran.

Outro fator limitante é que como a região tem grande circulação de veículos, o andamento do serviço é complicado porque a interdição do tráfego terá de ser forma pontual e durar o menor tempo possível .

Intervenções e reordenamento

Na rotatória entre a Rua Ceará e a Joaquim Murtinho, o espaço onde está a rotatória será substituída por alças de acesso e receberá, ao todo, 23 semáforos que vão regular o fluxo de veículo.

Já na segunda rotatória, na Joaquim Murtinho com a Avenida Eduardo Elias Zahran, a estrutura antiga foi cortada ao meio para a abertura de uma alça de acesso, o que vai facilitar a travessia dos condutores que vem pela Zahran e querem seguir em frente pela Ceará. Ali, o trânsito será ordenado por 15 semáforos.

O projeto ainda prevê mudanças pequenas como o recuo de um poste na esquina entre as ruas São Francisco de Assis e a Joaquim Murtinho.

Segundo o diretor da (Agência Municipal de Trânsito), Janine Bruno, com as alterações, todas as conversões serão preservadas, mesmo sem as rotatórias, que “de um lado é uma solução para o fluxo de veículo, mas também sobrecarregam e saturam o trânsito”, comenta.