Moradores devem ser cautelosos com automedicação do ‘coquetel coronavírus’, orienta CRF
Remédios associados a Covid-19 estão em falta e moradores devem ter cautela na hora de automedicar-se com o ‘coquetel coronavírus’.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta semana, o Jornal Midiamax mostrou que o abastecimento e disponibilidade dos medicamentos associados ao combate e tratamento da Covid-19 estão em falta em Campo Grande devido a grande procura dos moradores. Conforme o CRF-MS (Conselho Regional de Farmácia), os moradores precisam ser cautelosos na hora de automedicar-se com o ‘coquetel coronavírus’.
Sem a comprovação científica necessária, quatro vermífugos são associados ao tratamento da doença no país, sendo a Ivermectina, Azitromicina, Tamiflu e a Cloroquina.
Dois desses remédios, a Ivermectina e o Tamiflu, podem ser comprados no balcão das farmácias, mas os demais, Azitromicina e a Cloroquina são vendidos somente com prescrição médica.
Diante da possibilidade de comprar dois medicamentos do ‘coquetel’ sem a receita de um profissional, a população tem feito a demanda das farmácias e laboratórios crescerem e de acordo com o Conselho, aí pode estar um grande risco para a saúde.
Automedicação do ‘coquetel coronavírus’
Segundo o CRF-MS, as pessoas precisam tomar cuidado e ficar atentas às origens das informações técnicas e científicas dos remédios para definir o tratamento e evitar uma automedicação irresponsável.
“Juntos podemos caminhar para um atendimento com mais qualidade e resultados eficientes, e assim evitar o avanço da automedicação e o desabastecimento de medicamentos devido a divulgação inadequada ou não embasados tecnicamente para tal objetivo”, disse Conselho.
Por fim orientou que, mesmo consumindo algum remédio do ‘coquetel coronavírus’, os moradores não devem descartar as medidas de biossegurança, pois os remédios não o tornam imune a doença.
“A utilização de medicamentos na prevenção ou na proteção contra o vírus, pode causar a sensação de liberdade e descaso com as medidas de prevenção já consolidadas cientificamente contra a pandemia, dentre elas o uso de máscaras, higienização de mãos e ambientes, distanciamento social, etc”, orienta.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.