MEC estuda alternativa para alunos de MS sem acesso à internet

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (17), que alunos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) receberão internet gratuita para realizar estudos a distância, realizada causada pela pandemia do coronavírus. A medida faz parte do plano da pasta para atender cerca de 900 mil alunos em todo o Brasil que não […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Divulgação/ Arquivo Midiamax)
(Foto: Divulgação/ Arquivo Midiamax)

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (17), que alunos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) receberão internet gratuita para realizar estudos a distância, realizada causada pela pandemia do coronavírus.

A medida faz parte do plano da pasta para atender cerca de 900 mil alunos em todo o Brasil que não possuem condições financeiras de acessarem a internet e participarem das aulas onlines.

Para a grande maioria deste grupo, o acesso será feito através de pacotes de dados 4G que serão disponibilizados sem custo. Apesar disso, um levantamento realizado por instituições federais mostrou que uma parcela dos estudantes residem em locais onde não há sinal de celular.

Estes alunos, segundo o MEC, “ficarão responsáveis por adotar uma alternativa de contratação do serviço, como a internet via satélite”.

Em nota o MEC citou a UFMS, onde 30 alunos fazem parte de uma comunidade indígena sem acesso à internet que serão responsáveis pela contratação do serviço.

“A nossa meta é não deixar ninguém para trás”, garantiu o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza. 

Para o restante dos alunos

De acordo com o MEC, para os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica baixa, o serviço será disponibilizado em duas modalidades: o fornecimento de bônus para os alunos que já têm chip/plano das empresas e de chips para os que não têm.

 

Conteúdos relacionados