No primeiro dia de uso obrigatório das máscaras em Campo Grande muitos ficaram com dúvidas em quais situações devem utilizar o equipamento de proteção. O principal questionamento é se as máscaras são obrigatórias ao circular nas ruas. E a resposta é sim, de acordo com o prefeito Marquinhos Trad (PSD), as máscaras de proteção individual devem ser utilizadas em vias públicas da capital.

“Nas ruas você deve usar a máscara, por favor”, afirmou. Em transmissão ao vivo nesta sexta-feira (19), o prefeito esclareceu algumas situações em que os moradores da capital devem utilizar máscaras.

Entretanto, sobre a possibilidade de uma pessoa estar caminhando sozinha em toda a quadra, o prefeito explicou que o uso é opcional. “Mas se tiver só eu em uma quadra inteira? Aí não precisa, é facultativo”, disse.

Dentro de casa o uso das máscaras não é necessário, mas ao sair de carro com qualquer integrante da família, o equipamento deve ser utilizado por todos no veículo. Assim, o prefeito explica que pode parecer contraditório a obrigatoriedade de utilizar o equipamento nesta situação, visto que você continuará com as mesmas pessoas.

Isso se deve em razão de que “você dentro de casa está respirando o ar daqueles que você sabe que não tem o vírus, mas fora de casa você já está em contato público”. O prefeito garante que segundo os infectologias, “por precaução você deve usar, por isso é que a gente está colocando [o uso obrigatório] para você”. Porém, ele faz a ressalva, “se você estiver dentro do carro sozinho, é facultativo você usar ou não”.

Aos que praticam atividades físicas em academias esportivas, o prefeito explicou que o uso obrigatório é apenas para os professores e instrutores. “Você não é obrigado, mas pode usar querendo, para sua proteção”, lembrou.

Sobre o consumo de alimentos fora de casa, Marquinhos afirmou que é permitida a retirada da máscara apenas para ingerir a refeição. “Você vai tirar a máscara para comer, é óbvio. Agora, se você tiver que sair, deve usar a máscara, acabou a alimentação em um lugar público, você deve usar a máscara”.

Decisão forçada

Durante a transmissão, o prefeito admitiu que confiou na decisão individual das pessoas e acreditou que os campo-grandenses iriam fazer o uso das máscaras sem necessidade de decreto. Entretanto, ele ressaltou que “as pessoas não estavam usando e aí nós fomos forçados, obrigados”.

Ele afirmou que as máscara não são confortáveis, mas precisam ser utilizadas como medida de enfrentamento ao coronavírus. “Mas é necessário, talvez em respeito até às pessoas que estão ao seu lado e próximo a você”, lembrou.

Para Marquinhos, a necessidade e obrigatoriedade das máscaras para combate a pandemia é um esforço coletivo. “Isso é aprender a viver em coletividade”, finalizou.