452 ciclistas morreram em acidente com motocicletas, automóveis, ônibus, caminhões e outros veículos de transporte pesado em nos últimos dez anos, de acordo com a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego). O ano com o maior número de vítimas foi em 2011, segundo a pesquisa.

Para a Abramet, a falta de infraestrutura adequada nas cidades, combinada à falta de campanhas educativas e de prevenção voltadas ao ciclista são o principal motivo do crescimento dos indicadores de vítimas.

“É preciso reconhecer que ao longo dos últimos anos houve melhorias na estrutura de algumas cidades, sobretudo em grandes capitais como , Rio de Janeiro e São Paulo. No entanto, essas mudanças não acompanharam a crescente demanda de pessoas que utilizam as bicicletas como meio de transporte, esporte ou ”, complementa Meira Júnior. Confira aqui a pesquisa da Abramet.

No País, de acordo com o SUS (Sistema Único de Saúde), o número de atendimentos hospitalares a ciclistas atropelados cresceu 57% entre 2010 e 2019. Passaram de 1.024, em 2010, para 1.610, em 2019. Em 2020, até junho, já foram pelo menos 690 internações registradas.