Após decreto de situação de emergência em Aquidauana em decorrência dos estragos ocasionados pelo forte temporal que atingiu a cidade no último domingo (16), a concessionária que administra a distribuição de energia na cidade divulgou que mais de 1,4 mil pessoas sem luz.

De acordo com a , 1.499 moradores na cidade ainda estão ‘no escuro' enquanto 279 pessoas estão sem energia em Anastácio. A empresa explicou que aumentou em cinco vezes a quantidade de equipes para resolver o problema, mas há empecilhos.

“Em , devido à complexidade como queda de árvores e galhos em contato com a rede elétrica, rompimento de cabos, postes caídos, e dificuldade de acesso aos locais, ainda estão sem energia 1499 clientes. Em Anastácio, são 279. A concessionária aumentou em cinco vezes a quantidade de equipes em campo para atender as solicitações nas respectivas cidades”, disse em nota.

Vale lembrar que, o temporal que atingiu a cidade deixou  400 casas danificadas e algumas foram completamente destruídas.

Situação de emergência

Conforme a publicação, a medida foi adotada depois que as chuvas atingiram diversas áreas da cidade, que vieram acompanhadas de ventos entre 80 a 100 km/h, causando sérios problemas aos moradores de várias regiões. A energia elétrica e a rede de telefonia também ficaram afetadas depois do temporal.

Por isso, o prefeito Odilon Ferraz decretou situação de emergência nas áreas urbanas e rurais de Aquidauana. Com o decreto, fica autorizada a mobilização de órgãos para atuarem sob a coordenação da do município nas respostas sobre o desastre e a reabilitação do cenário e reconstrução.

A de voluntários para ajudar na contagem dos estragos e a realização de campanhas para arrecadar recursos foram autorizadas pelo chefe do executivo. Os agentes da Defesa Civil também estão liberados a entrar nas casas dos moradores para prestar socorro em caso de risco iminente de evacuação.