Mais de 11 mil testes para diagnóstico da Covid-19 são realizados na UFMS
Nas últimas duas semanas, mais de 11 mil testes de RT-PCR para o diagnóstico da Covid-19 já foram realizados na UFMS. O serviço está disponível para hospitais e empresas no Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias, da Faculdade de Medicina. A iniciativa foi viabilizada por meio de Edital da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nas últimas duas semanas, mais de 11 mil testes de RT-PCR para o diagnóstico da Covid-19 já foram realizados na UFMS. O serviço está disponível para hospitais e empresas no Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias, da Faculdade de Medicina. A iniciativa foi viabilizada por meio de Edital da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e realizada em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).
O reitor Marcelo Turine acredita que o papel da administração é também encontrar soluções legais para viabilizar serviços para a sociedade. “Ficamos felizes em proporcionar alternativas dentro da legalidade para formalizar parcerias e ampliar a contribuição da UFMS no enfrentamento à Covid-19”, disse.“Já realizamos exames para o Laboratório Central há alguns meses e, desde então, somos procurados por hospitais, outros laboratórios e empresas para oferecer esse serviço”, explica o responsável técnico pelo Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias, professor James Venturini.
“O exame que realizamos é o RT-PCR, que exige uma mão-de-obra qualificada então, por meio da parceria com a Fapec, tornou-se possível oferecermos esse serviço para empresas e hospitais e, com os recursos, contratarmos profissionais para nos auxiliar e atender a demanda”, conta.
Atualmente, para detectar a Covid-19, dois tipos de exames estão disponíveis: os chamados RT-PCR e sorológico. Os exames diagnósticos são uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar a disseminação do novo coronavírus.
A parceria é uma das ações do projeto de extensão Avaliação sistêmica integrada da Covid-19 em Mato Grosso do Sul: aspectos moleculares, epidemiológicos, clínicos, imunológicos e de vigilância, que reúne pesquisadores e profissionais da UFMS, da Fundação Oswaldo Cruz, dos hospitais Universitário Maria Aparecida Pedrossian e Regional Rosa Pedrossian, do Laboratório Central, da Secretaria de Estado de Saúde e da Universidade Federal da Grande Dourados.
O custo de realização do exame é de R$ 220 e as amostras serão recebidas diariamente até às 11h30, no período da manhã, até às 17h30, à tarde e, aos finais de semana, o horário é das 10h30 às 12h. “Os hospitais podem encaminhar diretamente as amostras. Empresas que tiverem interesse podem nos acionar para fazermos a coleta no local. Os resultados ficam prontos entre 24 e 48 horas. Em média são feitos hoje cerca de 150 exames por dia”, comenta James. “Além de ampliar a capacidade de testagem, trazemos recursos para a Universidade e para o laboratório, nesta época tão difícil isso é muito importante”, complementa o pesquisador. (Informações da assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Em um ano área queimada no Pantanal triplicou, aponta levantamento do Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Idoso é morto a facadas após bebedeira em aldeia de Bela Vista
Argemiro foi socorrido ao hospital de Bela Vista, mas não resistiu aos ferimentos e morreu
Publicado edital de processo seletivo em Figueirão com salários de até R$ 3,2 mil
Vagas são para professores de ensino básico e auxiliares de desenvolvimento infantil
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.