Mais 10 mil testes para diagnóstico do coronavírus chegam a MS nesta quinta

Chegaram nesta quinta-feira (23) a Mato Grosso do Sul mais 10 mil testes do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de saúde Geraldo Resende. Profissionais do Estado foram ao Rio de Janeiro para buscar os exames diretamente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). São testes que o Ministério da Saúde encomendou à Fiocruz […]
| 23/04/2020
- 14:47
Mais 10 mil testes para diagnóstico do coronavírus chegam a MS nesta quinta
Foto: Reprodução. - Foto: Reprodução.

Chegaram nesta quinta-feira (23) a Mato Grosso do Sul mais 10 mil testes do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de saúde Geraldo Resende.

Profissionais do Estado foram ao Rio de Janeiro para buscar os exames diretamente da (Fundação Oswaldo Cruz). São testes que o Ministério da Saúde encomendou à Fiocruz para o desenvolvimento e a produção dos kits para diagnóstico laboratorial destinados a atender a rede de laboratórios públicos de todo o país.

Os kits foram desenvolvidos pelos Institutos de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e de Biologia Molecular do (IBMP) e têm como objetivo identificar um fragmento do genoma do coronavírus.

As amostras respiratórias são coletadas através de um aspirado da nasofaringe, ou coleta com swab triplo, e encaminhadas aos laboratórios para testagem. Nestes é feita a extração e purificação do material genético e, em seguida, utilizam o kit de detecção. O nosso kit é composto por insumos que permitem uma amplificação exponencial do alvo investigado (o SARS-COV2). A técnica utilizada é a PCR em tempo real: os laboratórios preparam os reagentes de acordo com as instruções do kit e com os treinamentos realizados, adicionam o material extraído e podem acompanhar no equipamento, em tempo real , se há presença ou ausência desses alvos referentes ao coronavírus.

Veja também

Ao todo, são 442 vagas para o aprendizado de instrumentos variados e técnica vocal.

Últimas notícias