Chegaram nesta quinta-feira (23) a Mato Grosso do Sul mais 10 mil testes do novo . O anúncio foi feito pelo secretário estadual de saúde Geraldo Resende.

Profissionais do Estado foram ao para buscar os exames diretamente da (Fundação Oswaldo Cruz). São testes que o encomendou à Fiocruz para o desenvolvimento e a produção dos kits para diagnóstico laboratorial destinados a atender a rede de laboratórios públicos de todo o país.

Os kits foram desenvolvidos pelos Institutos de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e têm como objetivo identificar um fragmento do genoma do coronavírus.

As amostras respiratórias são coletadas através de um aspirado da nasofaringe, ou coleta com swab triplo, e encaminhadas aos laboratórios para testagem. Nestes é feita a extração e purificação do material genético e, em seguida, utilizam o kit de detecção. O nosso kit é composto por insumos que permitem uma amplificação exponencial do alvo investigado (o SARS-COV2). A técnica utilizada é a PCR em tempo real: os laboratórios preparam os reagentes de acordo com as instruções do kit e com os treinamentos realizados, adicionam o material extraído e podem acompanhar no equipamento, em tempo real , se há presença ou ausência desses alvos referentes ao coronavírus.