Laboratório da UFGD inicia diagnósticos de covid-19 nesta semana
O Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde (LPCS) da UFGD inicia ainda nesta semana a análise do material coletado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul no serviço de testagem para covid-19 via drive thru, no município de Dourados, após passar por todas as adequações sanitárias necessárias. A princípio, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde (LPCS) da UFGD inicia ainda nesta semana a análise do material coletado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul no serviço de testagem para covid-19 via drive thru, no município de Dourados, após passar por todas as adequações sanitárias necessárias.
A princípio, a equipe do laboratório terá capacidade de executar até 30 testes por dia, mas pode estender esse número para 50, em breve. Composto por duas farmacêuticas bioquímicas, um biomédico e quatro técnicos laboratoriais, o grupo tem realizado treinamentos diários para atuar junto à SES e reduzir o tempo de espera pelo resultado dos exames.
O objetivo é que os laudos estejam disponíveis para os pacientes em até 48 horas após a coleta do material no drive thru, podendo esse prazo ser ampliado para 72 horas, conforme o volume de testes. A equipe também pretende dar suporte à SES na análise de parte dos exames feitos em pacientes indígenas das comunidades de Dourados, atuando enquanto durar o estado de pandemia.
TRABALHO MINUCIOSO
Conforme a farmacêutica bioquímica que coordena o LPCS da UFGD, Herintha Coeto Neintzke Abreu, após ser coletada, a amostra do paciente será enviada à Universidade, onde será recebida por uma primeira equipe, treinada para identificar o material e digitar os dados referentes a ele. Em seguida, a segunda equipe extrairá o ácido ribonucleico (RNA) e um terceiro grupo fará a preparação do mix para RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase).
“Essa equipe vai juntar o RNA ao mix, sendo a amostra colocada em um aparelho, que é o PCR em tempo real, e, por fim, o quarto grupo fará a leitura e a liberação dos laudos”, explica a profissional, que é professora da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD. Ela diz que o trabalho no laboratório será executado diariamente para que se consiga processar todo o montante de material enviado em tempo hábil.
Iniciada em Dourados no dia 27 de abril, a coleta para ampla testagem por sistema drive thru vem sendo feita às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h, no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Dourados, localizado na avenida Presidente Vargas, 1167, Vila Progresso. Até o momento, segundo dados da SES, mais de 200 amostras foram extraídas, resultando em 12 diagnósticos positivos para covid-19.
A parceria entre a Secretaria e a Universidade, além de conceder maior celeridade aos resultados dos testes, promoverá o desafogamento do Laboratório Central (LACEN), em Campo Grande, até então responsável pela análise de todas as amostras coletadas nos quatro pontos de drive thru do estado – Dourados, Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá.
Para a participação na testagem, a UFGD conta com a colaboração do Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD), que tem cedido roupas privativas, sapatos impermeáveis e profissionais especializados da área da saúde. Os insumos para uso do LPCS, em sua maioria, foram adquiridos pela Universidade, mas também houve montante repassado pelo LACEN e doado por docentes que realizam pesquisas no laboratório.
DISK CORONAVÍRUS DOURADOS
Por meio do Disk Coronavírus Dourados – (67) 3311-6263 – a população pode esclarecer dúvidas sobre o vírus e a doença por ele causada e também agendar a realização dos testes. Somente poderão realizar os exames no sistema drive thru pessoas que dispõem de veículos. Aqueles que não possuem carros e os menores de 12 anos de idade serão agendados e encaminhados para a Unidade de Atendimento de Síndrome Gripal – UBS Santo André, localizada na rua Mato Grosso, 556, Jardim Água Boa.
A consulta é confirmada por um SMS – mensagem de texto por celular – com a data, o horário e o local de atendimento. No dia do exame, após a confirmação dos dados, é realizada a coleta, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos). Todo o procedimento leva no máximo 20 minutos, ou seja, é rápido, organizado e seguro.
O resultado é encaminhado também por SMS ao paciente, que é acionado pela equipe médica responsável do Disk Coronavírus. Ainda é possível consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde: www.saude.ms.gov.br.
LPCS
Com 300 metros quadrados de área, o Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde (LPCS) foi inaugurado no início de 2014 para uso do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, da Faculdade de Ciências da Saúde da UFGD. A estrutura foi construída com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações mediante termo de cooperação 04.10.0259. (Informações da assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.