Depois de 14 dias internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Regional de , Aparecida Alves Paim, de 42 anos, finalmente pode dizer que venceu a maior ameaça da atualidade, a , doença causada pelo novo . Aparecida ja se curou da doença e aguarda a alta hospitalar para os próximos dias.

Ela foi uma das pacientes que desenvolvou a forma grave da doença. Precisou ser entubada para receber ventilação ânica provida por um respirador e  foi amparada pelos cuidados de uma equipe multidisciplinar – de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas intensivistas – durante 24 horas por dia para que a recuperação fosse um sucesso.

Adriana chegou ao hospital em 29 de março com febre e cansaço. Em seguida os sintomas evoluíram; com hipertensão e diabetes, ela manifestou a forma grave da doença rapidamente.

“Nasci de novo. Precisei receber auxilio mecânico para respirar e ser entubada. Após sair da UTI, o sentimento que tenho é de renascimento e gratidão a todos os profissionais que me acolheram com carinho e responsabilidade. Se não fosse por eles e Deus eu não estaria viva. Agradeço pelo acolhimento e atenção humanizada que tive de toda equipe do Hospital”, afirmou.

O hospital é referência na região para casos de Covid-19 e conta com 10 leitos de UTI. A unidade adequou setor próprio para pacientes com sintomas respiratórios. Dentro dessa área há equipe específica com roupas e materiais de proteção individual, sala de estabilização respiratória com monitores e respiradores.

A unidade também criou um comitê de crise com o intuito de atualizar a equipe multidisciplinar, conduzir estratégias e protocolos para otimizar o atendimento e conter a disseminação do vírus. O comitê é presidido pelo médico infectologista Pablo Custódio, e conta com médicos e enfermeiros que realizam orientações diariamente entre todos os setores.